Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4909
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Variabilidade espacial de atributos físicos em áreas de terras pretas arqueológicas sob usos com cacau, café e pastagem na região Sul do Amazonas.
Autor(a): Wildson Benedito Mendes Brito
Orientador(a): Milton César Costa Campos
Resumo: As Terras Pretas de Índio são solos que exibem coloração escura, horizonte antrópico com presença de artefatos líticos e/ou cerâmicos além de elevada fertilidade. O presente trabalho tem como objetivo investigar o comportamento espacial dos atributos físicos do solo áreas de Terra Preta Arqueológica sob uso de pastagem, cacau e café na região Sul do Amazonas. Será realizado o mapeamento de três áreas de TPA, nestas serão estabelecida uma malha de 88 m x 64 m com espaçamento regular de 8 m entre os pontos amostrais, os solos serão amostrados nos pontos de cruzamento da malha, perfazendo um total de 88 pontos amostrais. Esses pontos serão georreferenciados com um equipamento de GPS para construção do MDE (Modelo Digital de Elevação) e em seguida coletadas amostras de solos nas profundidades 0,0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,30 m. Serão realizadas análises físicas como: textura, macroporosidade, microporosidade, porosidade total, densidade do solo e resistência do solo a penetração. Os dados serão analisados utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e geoestatística.
Palavras-chave: Geoestatística
Amazônia
Solos Antrópicos.
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4909
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_PIBIC_2015-Wildson.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.