Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4922
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Índices de condição corporal em tambaquis saudáveis e parasitados por acantocéfalos Neoechinorhynchus buttnerae.
metadata.dc.creator: Arielly Alves Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ana Lúcia Silva Gomes
Resumo: Um dos principais problemas da piscicultura mundial é a ocorrência de enfermidades infecto parasitárias que acometem os peixes quando estes se apresentam debilitados. A escassez de dados quanto ao diagnóstico de parasitoses em peixes, dificulta tratamentos profilático e curativo dessas enfermidades. Estudos que visem o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade do pescado e, por consequência, o aumento da competitividade do produto final, sugere que o pescado deve apresentar boas condições de higidez. De um modo geral as enfermidades parasitárias e infecciosas estão diretamente relacionadas com alterações nas condições de saúde dos peixes. O Acantocéfalo N. buttnerae, em particular, causa uma série de alterações nas condições de equilíbrio do tambaqui. Piscicultores da região têm apresentado sérios problemas com surtos de acantocéfalos e isso se deve, além do retardo no crescimento dos peixes, pelo comprometimento da produtividade no aumento da conversão alimentar. Do ponto de vista econômico, este verme tem se tornado um entrave na aquicultura local, por que mesmo parasitado o tambaqui não para de comer, continua se alimentando mas não consegue ganhar peso, isso acontece por que o verme é eficiente ao se alimentar de nutrientes já processados pelo peixe. Este trabalho se faz importante para demonstrar o quanto a infecção por acantocéfalos tem comprometido a criação de peixes no Estado do Amazonas e também por demonstrar o grau de comprometimento que estes parasitos oferecem à criação de tambaqui. A partir das informações levantadas, orientações de manejo adequadas poderão ser repassadas aos piscicultores para diminuir os efeitos impactantes deste verme nos empreendimentos aquícolas da região.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Bem estar, Peixes, Aquicultura
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Anatomia Patologia Animal
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4922
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.