Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4931
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação dos parâmetros de conforto térmico de ovinos Santa Inês submetidos a diferentes sistemas de acondicionamento
metadata.dc.creator: Suelen Mariza Mourão Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Jackson Rômulo de Sousa Leite
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é encontrar os índices de conforto térmico, próprio para a Amazônia, das instalações para ovinos Santa Inês criados em confinamento, na região Norte do Brasil em sistema de confinamento utilizando dois tipos de coberturas nas instalações. O experimento está sendo, realizado na cidade de Parintins AM, no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza e Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ). Onde serão utilizados 20 ovinos da raça Santa Inês acondicionados em dois apriscos, tendo um coberto com telha de barro e o outro com telha de fibrocimento. Serão avaliados os índices ambientais das instalações. Durante o período experimental são realizadas as leituras da temperatura do ar (Tbs), temperatura de bulbo úmido (Tbu), temperatura do globo negro (Tgn) e velocidade do vento (V) e, com os dados será calculado a umidade relativa do ar (UR), o índice de temperatura do globo negro e umidade (ITGU) e a carga térmica de radiação (CTR). Essas variáveis serão coletadas em dois horários do dia, às 9 e ás 15 h, três vezes por semana. O delineamento experimental a ser utilizado para análise das variáveis é o inteiramente ao acaso (DIC), em arranjo fatorial 2 x 2 (2 sistemas de acondicionamento, 2 horários).
Palabras clave : Conforto térmico
Clima
Ccobertura
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4931
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Suelen Mariza Mourão Ramos.pdf208,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.