Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4940
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Histologia do trato gastrointestina de frangos de corte recebendo guaraná em pó (Paulinia cupana) como aditivo na dieta
metadata.dc.creator: Adriene Núzia de Almeida Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Elton Augusto Lehmkuhl
metadata.dc.description.resumo: A região amazônica possui uma vasta diversidade em recursos alimentícios que podem ser utilizados para integrar uma lista de ingredientes na formulação de dietas para frangos de corte. O guaraná é utilizado na região norte e nos diversos estados, na ectofarmacologia, como fonte de composto energético. As pesquisas envolvendo a utilização de alimentos não convencionais vêm ganhando atenção. O guaranazeiro é uma planta nativa da Amazônia que produz o fruto conhecido como guaraná, o seu produto de maior interesse comercial são as sementes, principalmente por causa de suas propriedades medicinais e estimulante, apresentando em sua composição metil- xantinas que estimulam o sistema nervoso central como a cafeína. A cafeína é um derivado metilado, considerado como a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo. Esse alcaloide está presente na natureza em mais de 63 espécies de plantas, entre eles, o guaranazeiro, podendo possivelmente atuar como estimulante ao consumo de ração e consequentemente ao ganho de peso e conversão alimentar dos frangos de corte. É crescente o uso de aditivos na dieta de frangos de corte nas diferentes fases de produção, através deste projeto será possível detectar alterações nas microvilosidades intestinais em virtude da adição do Guaraná em Pó como aditivo ás dietas. Serão utilizados 240 pintos de corte da linhagem Cobb. Inicialmente as aves serão utilizadas em um experimento de desempenho, recebendo os mesmos tratamentos, aos 42 dias de idade as aves serão abatidas e coletadas amostras dos segmentos do trato gastro intestinal para a biometria. O coração, fígado e moela limpa serão pesados, em seguida serão coletados fragmentos dos diferentes segmentos, fixados em solução de paraformaldeído a 4%, processados e incluídos em paraplast. Em seguida, os materiais coletados passarão por coloração com Hematoxilina e Eosina e examinados ao microscópio binocular Olympus CBA.
Palabras clave : Guaraná
Frango de corte
Aditivo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4940
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Adriene Núzia de Almeida Santos.pdf268,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.