Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4942
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Análise microbiológica de alface (Lactuta sativa sp) para consumo in natura comercializados no mercado municipal em Manaus-AM
metadata.dc.creator: Rafael Koide Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: Eyde Cristianne Saraiva dos Santos
metadata.dc.description.resumo: As hortícolas consumidas in natura estão sujeitas a vários tipos de contaminação entre os tipos está a contaminação por microorganismos nocivos a saúde humana. O presente projeto de pesquisa terá como foco principal a análise microbiológica de amostras de cinco tipos de hortícolas: a alface (Lactuca sativa L), A couve (Brassica oleracea L), o coentro (Coriandrum sativum L), a cebolinha (Allium fistolosum), chicória (Cichorium endívia) compradas no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. A forma de pesquisa baseia-se me um estudo exploratório, com modalidade experimental e descritiva, com coleta de dados em campo, e análise laboratorial. O experimento será conduzido com cinco amostras para cada análise feita por hortaliça. A análise microbiológica da verdura será fundamentada na determinação do número mais provável de bactérias do grupo coliforme de origem fecal (NMP/g) e na pesquisa de Salmonella sp, segundo metodologia preconizada pela American Public Health Association. A análise parasitológica será realizada após duas lavagens. Na primeira, por enxaguadura, o saco plástico contendo a verdura será agitado manualmente por 30 segundos após introdução de 250ml de água destilada. Na segunda, após desfolhamento, cada folha da verdura será esfregada com um pincel chato nº 16 num recipiente de vidro com 250ml de água destilada. A água das lavagens será deixada em repouso em cálice cônico por 24 horas após filtragem em gaze de 8 dobras. O sedimento então obtido será analisado ao microscópio por exame direto e após centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. Outra parte do sedimento será utilizada na pesquisa de oocistos de Cryptosporidium sp por adição de formalina tamponada a 10%, concentração pela técnica do formol-éter e coloração do esfregaço por Kinyoun.
Palabras clave : Armazenamento
Exposição e venda dos produtos hortícolas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Agrícola e Solos
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4942
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.