Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4943
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da composição florística da vegetação arbórea-arbustiva como indicadores de recuperação de áreas degradadas
Autor(a): Yago Pereira Souza
Orientador(a): Rosana Barbosa de Castro Lopes
Resumo: A produção de mudas florestais com qualidade, quantidade e diversidade suficiente, é uma das fases mais importantes para o estabelecimento de bons povoamentos com espécies florestais nativas. Entretanto, a obtenção de mudas de diversas espécies do ambiente regional em quantidade suficiente para o plantio é o primeiro e um dos principais pontos de estrangulamento dos programas de restauração ecológica de determinada área. A escolha entre regeneração artificial e natural é antes de tudo, uma questão de oportunidade bioecológica, econômica e técnica, que depende das variadas condições de produção. As mudas serão obtidas em floresta madura de reserva legal em uma área de 1 ha, onde serão delimitadas 100 parcelas de 2x2 m através de estacas e linhas. Serão adotados os critérios de inclusão considerando todas as espécies arbóreo-arbustiva de 10 a 30 cm de altura, a medição será feita com o auxílio de uma régua, considerando as medidas do nível do solo até a inserção da última gema. Este trabalho tem como objetivo avaliar a sobrevivência da comunidade de plântulas arbustivo-arbóreas, transplantadas da regeneração natural de remanescente florestal para viveiro de produção de mudas florestais e o potencial deste procedimento como técnica de produção de mudas de espécie nativas.
Palavras-chave: Plântulas
Florestas
Viveiros
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4943
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yago Pereira Souza.pdf418,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.