Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4949
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Características de carcaça de frangos de corte recebendo o Guaraná em Pó (Paullinia cupana) como aditivo na dieta
Autor(a): Cristiane Cunha Guimarães
Orientador(a): Angela Maria da Silva Lehmkuhl
Resumo: A avicultura é um dos setores mais importantes do agronegócio brasileiro, onde, nas últimas décadas, tem ganhado destaque tanto no cenário nacional quanto internacional, mediante aos crescentes avanços gerados pela produção. Em virtude de diversos fatores, entre eles, os elevados padrões a serem seguidos em relação à sanidade, melhoramento genético e nutrição, torna-se necessário o uso de ferramentas nutricionais visando otimizar todo o processo de produção. Uma das ferramentas possíveis de serem utilizadas estão os aditivos, os quais tem funções diversas no organismo dos animais e são divididos em diversas classes, entre eles os alimentos funcionais. Tais alimentos possuem diversas outras funções, entre elas promover um melhor desempenho dos animais, bem como um melhor produto final e consequentemente uma carcaça de melhor qualidade. O experimento será realizado no Aviário Experimental da Universidade Federal do Amazonas- UFAM, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia- ICSEZ, Parintins- AM. Serão utilizados 200 pintos de corte, não sexados da linhagem Cobb, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (0, 1, 2 e 4%) e dez repetições, compostas por 5 aves cada. Os tratamentos consistirão em uma dieta referência (0%), formulada à base de milho e farelo de soja formulados de acordo com Rostagno et al. (2011), enquanto que, as demais dietas serão constituídas da dieta referência, adicionada de 1, 2 e 4% do Guaraná em Pó. As aves que participarão do ensaio serão escolhidas ao acaso e colocadas em gaiolas metabólicas medindo 0,75 cm de comprimento, por 0,50 cm de largura e 0,50 de altura. Inicialmente os animais serão utilizados em um experimento de desempenho. Ao final do experimento, aos 42 dias de idade, as aves serão mantidas em jejum de sólidos por oito horas. Para avaliação das características da carcaça, serão retiradas dez aves por tratamento com peso médio do grupo. As aves serão individualmente pesadas, identificadas e sacrificadas por deslocamento cervical. Posteriormente serão sangradas, escaldadas a 54ºC por 2 minutos, depenadas, evisceradas, sendo retirados a cabeça, o pescoço e os pés. As carcaças serão pesadas para avaliação do peso da carcaça quente, em seguida serão embaladas em sacos plásticos previamente identificados e serão mantidas resfriadas por 1 hora em água com gelo. Após esse período serão transferidas para câmara fria a 5ºC por um período de 24 horas, de onde serão retiradas para pesagem individual e determinação do peso da carcaça resfriada (sem pés, sem cabeça e sem vísceras), será feita a realização dos cortes (peito, coxa + sobre coxa, dorso, asa e pescoço) e pesagem dos mesmos. O rendimento de carcaça (%) será obtido pela relação entre o peso da carcaça resfriada (sem pés, cabeça e pescoço) e o peso vivo após o jejum. O rendimento dos cortes (%) será obtido pela relação entre o peso desses cortes e o da carcaça resfriada.
Palavras-chave: Rendimento de carcaça
Aditivo alternativo
Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4949
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBA0151.pdf421,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.