Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4988
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Planos nutricionais com diferentes níveis de cálcio sobre o desempenho de patos (Cairina moschata) em confinamento
metadata.dc.creator: Julmar da Costa Feijó
metadata.dc.contributor.advisor1: Frank George Guimarães Cruz
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o objetivo de verificar os efeitos de diferentes planos nutricionais contendo diferentes níveis de cálcio na dieta de patos em confinamento. Este trabalho foi protocolado junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Amazonas e o processo recebeu o número 008/2015. O experimento será conduzido nas instalações do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, situado no setor Sul do Campus Universitário, em Manaus AM. Serão utilizados 144 patos crioulos (Cairina Moschara) distribuídos em boxes de 4m². Os animais serão recebidos com dia de 1 dia e terão seu desenvolvimento avaliado até 90 dias, idade propicia para o abate. Após o término do experimento, serão abatidos 4 animais de cada tratamento para avaliação das carcaças pós-abate. Os animais serão alojados com 1 dia de idade e permanecerão até 7 dias de idade em círculo de proteção constituído de fonte de aquecimento, bebedouros tipo pressão e comedouros tipo bandeja. Após este período, os animais serão dispostos em boxes na densidade de 3 aves/m² com bebedouros e comedouros do tipo pendular. Independente do período experimental e fase de criação, as aves receberão água e ração at libitum. O delineamento experimental será em parcelas subdivididas, onde os tratamentos serão constituídos de seis planos nutricionais com diferentes níveis de cálcio onde cada tratamento conterá 4 repetições de 6 animais cada. Semanalmente, dentro dos tratamentos, serão realizadas as avaliações dos animais. As rações serão formuladas conforme as fases de produção das aves, de acordo com as exigências nutricionais destas e os valores de referencia fornecidos pela literatura através do programa computacional SUPERCRAC (2004). Aos 90 dias de idade após jejum de 12 hs, serão selecionadas, identificadas e pesadas ao acaso quatro aves de cada tratamento, totalizando 24 aves. Estas serão insensibilizadas (40 V; 50 Hz) e, posteriormente, abatidas por meio de corte da veia jugular. Após o abate, as aves serão imersas em água quente (60º C por 62 segundos), depenadas e evisceradas baseando-se nas recomendações de Mendes e Patrício (2004). As variáveis a serem analisadas no experimento serão: ganho de peso (g), conversão alimentar (kg/kg), consumo de ração (g/ave/dia), peso vivo ao abate (g), peso sem vísceras (g), rendimento de carcaça (%), comprimento do sistema digestivo (cm), peso das vísceras totais (g), peso da moela (g), peso do coração (g) e peso do fígado (g). A análise estatística será realizada através dos programas computacionais SISVAR (2007) e SAS (2008) desenvolvidos pela Universidade Federal de Lavras e pelo SAS Institute Inc., respectivamente. Os dados coletados serão submetidos à análises de variância pelo teste de Tukey a 5% de significância conforme o desenho experimental da pesquisa.
Palabras clave : Cálcio
Níveis
Patos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4988
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Julmar da Costa Feijó - Planos.pdf270,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.