Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4989
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Utilização de pimenta do reino (Piper nigrum) em rações sobre o desempenho, qualidade do ovo e análise bioquímica de poedeiras leves
Autor(a): Ramon Duque Melo
Orientador(a): Frank George Guimarães Cruz
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de verificar a viabilidade produtiva e econômica da utilização de pimenta do reino (Piper nigrum) como fonte aditiva regional em rações de poedeiras comerciais leves. O experimento será conduzido nas instalações do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, situado no setor Sul do Campus Universitário, em Manaus AM. Este trabalho foi protocolado junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Amazonas e o processo recebeu o número 009/2015. Serão utilizadas 168 poedeiras da linhagem Hissex White com 22 semanas de idade alojadas em 28 gaiolas com 1,0 m de comprimento, 0,45 m de profundidade e 0,45 m de altura com divisórias internas de 0,50 m no sentido do comprimento. As aves serão distribuídas em um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), onde os tratamentos constituirão sete níveis crescentes de pimenta do reino (rações com 0; 0,1; 0,2; 0,3; 0,4; 0,5 e 0,6; respectivamente) e quatro repetições de seis aves cada. As rações experimentais serão formuladas conforme as exigências nutricionais destas conforme Rostagno et al. (2011) através do programa computacional SUPERCRAC (2004). Durante o período experimental, as aves receberão 16 horas de luz (natural + artificial). A temperatura média, assim como a umidade relativa do ar, será registrada duas vezes ao dia (09:00h e 15:00h) através de um termo higrômetro digital posicionados na altura das aves do aviário. As variáveis de desempenho a serem analisadas serão: CR - Consumo de Ração (g/ave/dia), CA - Conversão Alimentar (Kg de ração/ Kg de massa de ovo), CA - Conversão Alimentar (Kg de ração/dúzia de ovo), PDO - Produção de Ovos (%). As variáveis a serem analisadas do experimento serão: peso do ovo (g), massa do ovo (g), peso do albúmen (g), peso da gema (g), altura do albúmen (mm), altura da gema (mm), unidade Haugh, peso da casca (g), espessura da casca (mm), gravidade específica e pigmentação da gema. Nos dois últimos dias de cada ciclo (21 dias), logo após a coleta, os dois primeiros ovos de cada parcela experimental serão pesados em balança eletrônica com aproximação de 0,01 g. Antes de serem submetidos à avaliação, os ovos recém postos pelas aves serão armazenados durante uma hora, até igualar sua temperatura com a temperatura ambiente. Serão selecionadas no final do experimento 4 aves de cada tratamento, onde estas serão submetidas a análise de parâmetros sanguíneos onde o sangue será coletado de cada ave através da veia ulnar (BOETTCHER, 2004). A análise estatística será realizada através dos programas computacionais SISVAR (2007) e SAS (2008) desenvolvidos pela Universidade Federal de Lavras e pelo SAS Institute Inc., respectivamente. Os dados coletados serão submetidos à análise de variância de regressão polinomial a 5% de significância.
Palavras-chave: Alimento alternativo
Níveis
Poedeiras
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4989
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramon Duque Melo - Utilização.pdf332,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.