Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4996
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Aspectos reprodutivos de cinco espécies predadoras abundantes em lagos localizados na região do rio Negro e rio Solimões Amazonas
metadata.dc.creator: Gisellen Mc Comb Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Flávia Kelly Siqueira de Souza
metadata.dc.description.resumo: O estudo da reprodução de peixes baseando-se em análises da maturação gonadal e de indicadores quantitativos (fator de condição, comprimento de primeira maturação sexual) têm sido frequentemente utilizado no entendimento ecológico do papel desempenhado pelas espécies em determinados ambientes. A reprodução assegura a preservação e a abundância das espécies, sendo o conhecimento do ciclo reprodutivo de fundamental importância para proteção de estoques naturais. Apesar de existirem alguns estudos realizados sobre a reprodução de espécies de peixes na Bacia Amazônica, ainda restam questões a serem elucidadas quanto à reprodução de várias espécies de peixes predadores, inclusive daquelas que permanecem nos ambientes lênticos do rio Negro e Solimões. Nosso estudo será realizado em três lagos localizados na região do rio Negro (município de Barcelos) e três na região do rio Solimões (municípios de Iranduba e Manacapuru), nos períodos hidrológicos de águas altas e baixas. O apetrecho será rede de emalhar com tamanho de 15 x 2 metros de comprimento e malhas variando de 30 a 120mm entre nós opostos. Também faremos uso de linhas de mão do tipo molinete com uso de iscas artificiais. O tempo de pescaria das malhadeiras será de 24 horas em cada lago com despescas ocorrendo a cada seis horas e da linha de mão de 2 horas em cada lago. Após a coleta, os peixes serão triados, identificados e submetidos a biometria: medidas de peso total (gr.) e comprimento padrão (cm). A avaliação dos estágios gonadais será realizada parte ainda em campo e outra parte no laboratório de Ecologia Pesqueira da UFAM. O fator de condição relativo das espécies também será estimado de forma a determinar o status ecológicos dessas no ambiente.
Palabras clave : Piscívoros
Reprodução
Área alagada
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4996
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gisellen Mc Comb Lima - Aspecto.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.