Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5000
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Controle sanitário do tambaqui conservado sob refrigeração com gelo ozonizado em ambiente com atmosfera modificada pelo gás Ozônio
Autor(a): Joice Cleide Toga Maciel
Orientador(a): Joel Lima da Silva Júnior
Resumo: Nesta pesquisa o objetivo será estudar o efeito do gelo ozonizado e da atmosfera modificada pleo gás ozônio no controle sanitário do pescado, a fim de, prolongar a vida útil de prateleira do tambaqui. Atualmente conforme a determinação do Ministério da Agricultura o produtos sanitizante deve ser um composto a base de cloro na concentração de 5ppm, os quais resultam danos a saúde humana decorrente dos resíduos desse produto químico após o tratamento. Como alternativa a esse tratamento o uso do ozônio merece destaque devido ao efeito antimicrobiano e da ausência de resíduos nos produtos tratados. Os tambaquis serão adquiridos em pisciculturas do entorno de Manaus, os quais serão abatidos por hipotermia (imersão em água com gelo comercial) e transportados em caixas isotérmicas para a Fazenda Experimental da UFAM. No local será realizada a higienização dos tambaquis utilizando água clorada 5ppm, conforme determinação do Ministério da Agricultura. Em seguida, as unidades experimentais serão organizadas nos respectivos tratamentos: T1 Sem ATM com gelo convencional; T2 Sem ATM com gelo ozonizado; T3 Com ATM com gelo convencional e T4 Com ATM com gelo ozonizado. As unidades experimentais serão acondicionadas em caixas plásticas higienizadas sendo acondicionadas em camadas de gelo 2:1 (gelo : peixe). Os tratamentos serão realizados durante trinta dias com coletas das amostras em intervalos de dez dias. O controle sanitário será por meio das análises microbiológicas (contagem padrão de bactérias aeróbias mesófilas e psicotróficas, Staphylococcus coagulase positiva; presença ou ausência de Salmonella sp.), conforme determinado pela ANVISA, RDC no 12 de 2001. O delineamento experimental utilizado foi o de inteira casualização, no esquema fatorial 2 x 4 (dois sistemas de armazenamento x quatro tempos de avaliação), com quatro repetições de três unidades experimentais por parcela. Os dados obtidos das variáveis respostas foram submetidos à análise de variância e em caso de significância (p<0.05) para os fatores quantitativos utilizou-se análise de regressão e o teste Tukey para os fatores qualitativos. Com esse projeto, pretende-se apresentar a adoção de um tratamento alternativo sanitizante de produtos alimentícios regionais, especialmente peixes, sem efeitos bioacumulativos e colaterais à saúde humana. Adicionalmente, pretende-se sugerir, com base em dados científicos, medidas sanitizantes seguras e expansíveis ao âmbito nacional, a serem adotadas pelos órgãos fiscalizadores competentes.
Palavras-chave: Tambaqui (Peixe)
Ozônio
ATM
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5000
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_FAPEAM_JOICE_2015.pdf230,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.