Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5009
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Pragas (Insecta e Acari) em produtos alimentícios comercializados em supermercados e feiras livres de Itacoatiara-AM
Autor(a): laiane lima azevedo
Orientador(a): Geraldo José Nascimento de Vasconcelos
Resumo: Produtos armazenados são materiais diversos que o homem conserva durante determinado período para uso posterior. O ambiente do armazém é extremamente propicio para organismos pragas. Os principais agentes responsáveis pela deterioração de produtos armazenados são artrópodes, aves, fungos e roedores. Dentre estes, os organismos mais adaptados ao ambiente de armazenamento são os artrópodes, principalmente insetos e ácaros. Diversas espécies de insetos e ácaros atacam alimentos armazenados em todo o mundo. Estes ataques podem ocorrer nos armazéns em campo, nos depósitos comerciais, nas prateleiras ou bancas de comercialização e nas residências. Desta forma, tais pragas causam prejuízos em toda a cadeia produtiva, desde o agricultor até o consumidor. Do ponto de vista do controle de pragas, o primeiro, e fundamental, passo para solucionar o problema consiste em classificar o organismo alvo. Através desta identificação pode ser obtido o nome científico da praga em questão, possibilitando o levantamento bibliográfico sobre esta e, consequentemente, obtendo-se as informações documentais precisas sobre o problema em estudo. Com isso é possível estabelecer programas eficientes de controle de praga, através da adoção do manejo integrado de pragas. Assim, o objetivo do presente projeto é identificar as espécies e caracterizar os danos de insetos e ácaros que ocorrem em produtos alimentícios, armazenados e comercializados em supermercados e feiras livres de Itacoatiara-AM. O estudo será desenvolvido na área urbana do município de Itacoatiara, Amazonas. A etapa de coleta será realizada em dois supermercados e duas feiras livres, se necessário, pontos de coletas adicionais serão acrescentados. As demais etapas serão realizadas no Laboratório de Zoologia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas. Inicialmente serão feitas coleta de amostras dos produtos em estudo. O material coletado será incubado em laboratório por um período de 60 dias. Durante este período serão caracterização e registro dos danos de cada praga. Assim como a Identificação, caracterização e registro dos insetos e ácaros. Com base nas identificações serão levantadas informações bioecológicas e de controle para as principais espécies. Os espécimes identificados serão utilizados para o estabelecimento de uma coleção de referência. Por fim, será elaborado um guia de campo ilustrado, contendo identificações, caracterizações, registros, informações de bioecologia e controle. Este material ficará a disposição para atividades institucionais, como cursos e atividades de ensino.
Palavras-chave: Produtos armazenados
Identificação de pragas, MIP
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5009
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.