Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5011
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Georreferenciamento, percepção ambiental e etnoconservação de espécies de múltiplo uso por agricultura familiar no município de Tabatinga, AM
Autor(a): Djalma Jacaúna Neves Pereira Júnior
Orientador(a): Sandra do Nascimento Noda
Resumo: Na agricultura familiar há várias formas de unidade de produção organizadas e executadas pelos membros da família extensa ou nuclear, que não podem ser abrangidas por um único modelo ou numa mesma categoria de agricultores. As formas de exploração agrícola serão definidas pelas possibilidades e condições de produção do agricultor familiar como tamanho da área, tecnologia, capacidade técnica e financeira do agricultor. Há agricultores familiares que estão totalmente inseridos no mercado capitalista e a propriedade é uma empresa familiar rural. Há também aqueles que apesar de estar de certa forma ligada ao mercado capitalista, o que prevalece ainda é reprodução familiar, como é o caso dos agricultores familiares das comunidades de Tabatinga, AM. A Percepção Ambiental está sendo usada no sentido amplo de "uma tomada de consciência do ambiente pelo homem", ou seja, o ato de perceber e sentir o ambiente em que se está inserido, qual significado deste ambiente e que valores agrega em sua vida. A percepção dos agricultores familiares em relação à terra e ao ambiente como espaço de trabalho se mostra como um fator importante para a preservação e utilização do ambiente e dos recursos naturais. As plantas de múltiplo uso são assim reconhecidas por ser atribuído as mesmas valoração utilitária de possuírem propriedades medicinais, condimentares e alimentares pelos agricultores familiares, que ainda hoje fazem uso de espécies de múltiplo uso e são os detentores dos conhecimentos relacionados a essas plantas (etnoconhecimento) e desenvolveram as estratégias humanas de conservação (etnoconservação). Entretanto, o gradual abandono do cultivo das hortaliças não convencionais, mesmo pelos agricultores tradicionais, representa um risco muito grande que poderá conduzir a uma extrema redução da variabilidade genética, ou até mesmo, a extinção de espécies.
Palavras-chave: Plantas de múltiplo uso
Espacialização
Recursos ambientais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5011
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.