Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5022
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliar as características das águas superficiais dos igarapés de Humaitá-AM relacionando ao uso e ocupação do solo
Autor(a): Levi Ferreira de Oliveira
Orientador(a): Benone Otávio Souza de Oliveira
Resumo: Em condições naturais, os igarapés, nome regional para rios de pequena ordem, são componentes importantes da floresta, pois sustentam uma fauna diversa que depende principalmente do material orgânico proveniente das florestas adjacentes. Desta forma, torna-se importante controlar os parâmetros de qualidade da água, uma vez que seu consumo não-sustentável cresce rapidamente, através das mais diversas atividades. Dentro dos problemas citados que ocorrem nas bacias hidrográfica localizadas nas regiões urbanas em todo o país, o município de Humaitá-AM não se difere das outras cidades sendo comum essas práticas errôneas, onde os igarapés situados nas regiões urbanas sofrem com desrespeito da população que mora em seu entorno devastando a mata ciliar, jogando resíduos sólidos, efluentes líquidos e construindo fossas negras para o despejo de efluentes da população fazendo com que os igarapés (micro bacias) sejam contaminadas/poluídas. Deste modo este projeto de pesquisa se justifica por se tratar da avaliação da qualidade d`água de igarapés urbanos no qual muitas das vezes são afetadas diretamente pela população que moram em seu entorno, tendo assim como objetivo principal avaliar as características das águas superficiais dos igarapés de Humaitá-AM relacionando ao uso de ocupação do solo. O local da pesquisa será realizado em três micro bacias (igarapés) denominadas (1,2,3) dentro da área urbana da cidade de Humaitá-AM, abrangendo uma grande quantidade de atividades que serão aplicadas no desenvolvimento do projeto. A pesquisa será desenvolvida em várias etapas; sendo que a primeira consistirá no levantamento bibliográfico referente ao tema; a segunda, caracterização e diagnostico do uso e ocupação do solo e dos impactos de ordem social e ambiental nas micro bacias; no terceiro, mapeamento e georreferenciamento das micro bacias; a quarta, amostragem e análise da água; e a quinta, será a determinação do índice de qualidade da água IQA.
Palavras-chave: Microbacia
Poluição da água
Qualidade de água
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA AGRÍCOLA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5022
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
artigo_pibic_2015_final-levi.pdf643,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.