Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5048
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: USO DO CÓDIGO DE BARRAS GENÉTICO (DNA BARCODE) COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DE DIVERSIDADE E IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE PEIXES DE IGARAPÉS DO SISTEMA DE DRENAGEM DO RIO AMAZONAS DA RESERVA FLORESTAL ADOLPHO DUCKE/AM.
Autor(a): Fabricie Karoline Barbosa Guimarães
Orientador(a): Natasha Verdasca Meliciano
Resumo: Abordagens taxonômicas moleculares como a do DNA barcoding, vem sendo utilizadas com sucesso nos mais variados níveis e grupos taxonômicos, promovendo: o descobrimento de espécies crípticas, a resolução da variação morfológica e o esclarecimento de ambiguidades dentro de um grupo taxonômico, sendo uma técnica importante para determinação de faunas pouco estudadas, como a ictiofauna amazônica que tem somente 40% das espécies conhecidas, das quais 2000 delas encontram-se longe dos grandes rios, como em igarapés, refletindo a carência de estudos neste tipo de ecossistema, com principal destaque os do tipo genéticos. Diante do exposto, o presente trabalho propõe, amostrar a ictiofauna de igarapés da Reserva Florestal Adolpho Ducke (Manaus/AM), pertencente ao INPA que faz parte do programa PPBio, e fazer uma caracterização genético/molecular dessas amostras. Já foram coletadas amostras, identificados e tombados os exemplares amostrados e o DNA extraído de alguns exemplares, com as respectivas sequências de BARCODE desenvolvidas, constituindo a etapa deste trabalho relacionada a continuidade de sequenciamento e analises dos dados obtidos das localidades estudadas, importante para finalização e elaboração de artigo.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: DNA Barcode, Ictiofauna, Igarapés
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Genetica Animal
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Saúde e Biotecnologia - Coari
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5048
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.