Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5075
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Manutenção e ampliação da coleção entomológica do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas
metadata.dc.creator: Elayna Bruna da Silva Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ana Claudia Kaminski
metadata.dc.description.resumo: As informações geradas a partir de trabalhos de campo, em que são estudados diversos grupos biológicos, têm como ponto central o conhecimento das espécies e de suas relações, auxiliando na elucidação de processos naturais. As coleções científicas são importantes como banco de dados, pois servem como referências para pesquisas faunísticas e ecológicas, sendo imprescindíveis para estudos taxonômicos, evitando, assim, tirar exemplares excessivamente da natureza. Dentre todos os grupos animais os insetos são o com maior número de indivíduos e espécies. Desta forma, as coleções entomológicas são de grande importância. Existem 15 grandes coleções zoológicas no Brasil. Porém há uma quantidade grande de coleções de menor porte e que são tão importantes quanto as maiores, necessitando da mesma atenção, senão maior. Uma coleção de insetos vem sendo montada no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, no município de Coari, interior do Estado do Amazonas e já conta com mais de 6000 exemplares, acondicionados em mantas entomológicas e que necessitam ser montados, devidamente etiquetados e identificados. Este projeto é proposto com o objetivo de organizar e promover a coleção entomológica do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Coari, Amazonas, com o intuito de sua utilização para atividades de pesquisa, ensino e extensão. Para isso, os insetos serão montados, devidamente etiquetados e identificados até o menor nível taxonômico possível.
Palabras clave : Coleção, Insetos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5075
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.