Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5077
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Otimização do bioprocesso de produção do hormônio de crescimento recombinante de tambaqui (rtGH) na levedura Pichia pastoris
metadata.dc.creator: Larissa Matos Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Edmar Vaz de Andrade
metadata.dc.description.resumo: A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), tem direcionado esforços para a realização de pesquisas biotecnológicas voltadas para o aumento da produtividade de peixes amazônicos, com foco especial no tambaqui (Colossoma macropomum) cuja abordagem tem sido através do uso das técnicas moleculares da Engenharia Genética. Nestas pesquisas, o cDNA codificador do GH de tambaqui foi primeiramente isolado e sequenciado (Sousa, 2010) e posteriormente expresso em sistemas de expressão heterólogos procarioto (Silva, 2012) e eucarioto (Sadalla-Pinto, 2012), assim obtendo o hormônio de crescimento recombinante de tambaqui (rtGH). O foco da presente proposta será a determinação das condições ótimas para produção do rtGH em sistema de frascos agitos para futuramente passarmos para a produção em larga escala em biorreator. Os experimentos de otimização da produção do rtGH serão realizados no Laboratório de Tecnologias do DNA recombinante do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) da UFAM, onde estão preservadas as linhagem de células recombinantes contendo em seu genoma o cDNA codificador do GH de tambaqui. Assim esperamos contribuir para o desenvolvimento de futuras inovações biotecnológicas voltadas para o aumento da produtividade do tambaqui em sistemas de cultivo, o que deverá tornar o tambaqui uma espécie mais rentável à piscicultura.
Palabras clave : Expressão heteróloga
Hormônio de crescimento
Otimização
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOQUÍMICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5077
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Relatório_Final_Larissa_PIB-B_0038_2015.pdf813,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.