Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5102
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Mecanismos de transporte iônico nos órgãos osmorregulatórios das arraias de água doce da família Potamotrygonidae
metadata.dc.creator: Rubia Neris Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Resumo: Arraias são animais originalmente marinhos, entretanto podemos observar a existência de espécies do gênero habitando o ambiente de água doce da bacia amazônica. Com a hipótese de que ocorreram invasões marinhas na Amazônia sugere-se que elementos da fauna caribenha tenham adentrado os rios e lagos amazônico. Também chamadas de transgressões marinhas, essas invasões tomaram a direção da costa Noroeste da América do Sul, por meio de uma conexão entre o mar do Caribe e o Alto Amazonas, até as dulcícolas águas da bacia amazônica, trazendo uma diversa Ictiofauna que se acomodou inicialmente em meio a lagos com diversos graus de salinidade adaptando-se depois e colonizando outras regiões da Bacia. Entre essas espécies colonizadoras estavam o ancestral comum da família Potamotrygonidae que possivelmente invadiu as aguas continentais entre 23 a 15 milhões, evoluindo e adaptando seus mecanismos osmorregulatórios à água doce. O desenvolvimento desses mecanismos foi crucial para a sobrevivência e desenvolvimento da família Potamotrygonidae. Este estudo por meio de análise imunoistoquimicas e morfometricas das brânquias pretende observar as adaptações desenvolvidas nas espécies dessa família, se caso existentes.
Palavras-chave: Células cloreto
Potamotrigonídeos, evolução
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Zoologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5102
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Final_PIBIC_2015-2016_RUBIA_N_MACHADO.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.