Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5147
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desenvolvimento de sensor eletroquímico baseado em polímero molecularmente impresso para qualificação de óleo de copaíba
Autor(a): Brenda Souza de Paiva
Orientador(a): Walter Ricardo Brito
Resumo: O óleo de copaíba é um produto natural extraído da floresta amazônica de inestimável valor. Estes óleos apresentam uma certa variação em sua composição química devido a vários fatores como a forma de extração, manuseio e até mesmo adulteração que podem comprometer sua composição desde a coleta até a chegada à fabrica. Dessa forma os óleos de copaíba podem sofrer alterações em sua composição química dificultando sua qualificação e como consequência, comprometendo sua qualidade e seu valor no comércio. Uma alternativa para minimizar esses contratempos, seria a detecção de uma substância biomarcadora nestes óleos, nesse caso o óxido de cariofileno , utilizando um dispositivo sensor eletroquímico. O uso de sensores eletroquímicos em substituição às técnicas utilizadas atualmente é uma forma viável de realizar um controle de qualidade dos óleos de copaíba na detecção do marcador molecular para este óleo, o óxido de cariofileno. Neste projeto de pesquisa será desenvolvido um dispositivo eletroquímico baseado em polímero molecularmente impresso, sobre camada semicondutora nano estruturada de TiO2, que possibilitará a detecção do óxido de cariofileno.
Palavras-chave: Óleo de copaíba, MIP, óxido de cariofileno
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5147
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.