Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5148
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Um estudo sobre o impacto da função de similaridade sobre algoritmos de processamento de consultas em sistemas de busca textual
Autor(a): Lucas Citolin
Orientador(a): Edleno Silva de Moura
Resumo: A utilização de sistemas de busca cresce de acordo com a quantidade de dados armazenados. Quando os dados são grandes coleções de documentos, exige-se uma efetiva busca por meio de palavras chaves fornecidas pelo usuário. O crescimento da coleção de documentos e a falta de acompanhamento do potencial de processamento das máquinas atuais levou ao investimento na área conhecida como recuperação de informação. O constante investimento no processamento de consultas tem como objetivo o retorno de algoritmos efetivos (velozes, precisos) que acompanhem o grande crescimento de dados armazenados. Para que a busca seja efetuada na coleção de documentos, utiliza-se métodos para o cálculo de similaridade entre dois documentos, sendo este o fator decisivo na velocidade e precisão do (algoritmo)processo de busca. Fórmulas para o cálculo de similaridade se torna presente na literatura desde modelos mais tradicionais como o Modelo de Espaço Vetorial e o modelo BM25. Existe uma grande lacuna na implementação destes modelos: a falta de comparação entre eles. Uma função de similaridade pode ser implementada em algoritmos diferentes, fazendo parte essencial do desempenho do mesmo. Os trabalhos atuais não fazem uma efetiva comparação de seus algoritmos com modelos de similaridade diferentes, deixando uma lacuna na literatura pela combinação de modelos mais efetiva. A proposta deste projeto é de implementar os algoritmos de processamento de consultas, tais como o BMW, BMW-CS e o WAND com diferentes modelos para o cálculo de similaridade.
Palavras-chave: Processamento de consultas
Recuperação de informação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Computação
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5148
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LucasCitolin_relatorioFinal_PIBIC_2015.pdf197,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.