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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Título : | Exame físico de enfermagem do adulto: software auto-instrucional |
metadata.dc.creator: | WANESSA FERNANDA MACHADO DE FREITAS |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rogério Olmedija de Araújo |
metadata.dc.description.resumo: | Software educacional é um tipo específico de sistema computacional, onde o principal objetivo é servir de ferramenta para os processos de aprendizagem. Desenvolver um software baseado na metodologia de módulos auto-instrucionais é uma tarefa sofisticada e complexa, além de envolver aspectos de computação e de educação. No âmbito acadêmico, o computador tornou-se uma ferramenta de cunho importantíssimo, sendo usufruída das vantagens que pode oferecer ao ensino, prática, assistência e no gerenciamento da assistência e do cuidado de enfermagem. A pesquisa trata da elaboração de um software voltado ao processo ensino-aprendizagem para o curso de graduação em enfermagem, cujo conteúdo abordado é a propedêutica do exame físico do adulto, modulados na metodologia auto-instrucional computadorizada. OBJETIVO: Elaborar módulos auto-instrucionais de exame físico do adulto na forma de software para serem utilizados como estratégia de ensino na graduação de enfermagem e avaliar o conteúdo desses módulos auto-instrucionais. METOLOGIA: A elaboração e estruturação do conteúdo dos módulos serão construídas na forma auto-instrucional baseado na literatura norteadora do assunto, objetivando o ensino de alunos do curso de graduação em enfermagem. Para sua construção, será utilizada a adaptação do modelo de Price com o desenvolvimento do Programa Instrução Auxiliado pelo Computador (CAI) baseado em três estágios: planejamento, desenvolvimento do conteúdo instrucional e avaliação. O modelo será fundamentado na teoria moderna de aprendizagem de Gagné. O conteúdo será organizado com base na proposta do plano Keller, estruturado no enfoque sistêmico. Estudos aprofundando em questões relativas à aplicabilidade da informática na enfermagem, poderá subsidiar as escolas ao adotarem esta tecnologia em suas atividades didáticas. Buscando integrar a informática ao ensino de enfermagem e colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, utilizando os recursos que essa tecnologia oferece. |
Palabras clave : | Software Educação em enfermagem Exame físico |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249 |
Fecha de publicación : | 31-jul-2016 |
Aparece en las colecciones: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
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