Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rogério Olmedija de Araújo-
dc.creatorWANESSA FERNANDA MACHADO DE FREITAS-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:47:02Z-
dc.date.available2017-05-29T18:47:02Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249-
dc.description.resumoSoftware educacional é um tipo específico de sistema computacional, onde o principal objetivo é servir de ferramenta para os processos de aprendizagem. Desenvolver um software baseado na metodologia de módulos auto-instrucionais é uma tarefa sofisticada e complexa, além de envolver aspectos de computação e de educação. No âmbito acadêmico, o computador tornou-se uma ferramenta de cunho importantíssimo, sendo usufruída das vantagens que pode oferecer ao ensino, prática, assistência e no gerenciamento da assistência e do cuidado de enfermagem. A pesquisa trata da elaboração de um software voltado ao processo ensino-aprendizagem para o curso de graduação em enfermagem, cujo conteúdo abordado é a propedêutica do exame físico do adulto, modulados na metodologia auto-instrucional computadorizada. OBJETIVO: Elaborar módulos auto-instrucionais de exame físico do adulto na forma de software para serem utilizados como estratégia de ensino na graduação de enfermagem e avaliar o conteúdo desses módulos auto-instrucionais. METOLOGIA: A elaboração e estruturação do conteúdo dos módulos serão construídas na forma auto-instrucional baseado na literatura norteadora do assunto, objetivando o ensino de alunos do curso de graduação em enfermagem. Para sua construção, será utilizada a adaptação do modelo de Price com o desenvolvimento do Programa Instrução Auxiliado pelo Computador (CAI) baseado em três estágios: planejamento, desenvolvimento do conteúdo instrucional e avaliação. O modelo será fundamentado na teoria moderna de aprendizagem de Gagné. O conteúdo será organizado com base na proposta do plano Keller, estruturado no enfoque sistêmico. Estudos aprofundando em questões relativas à aplicabilidade da informática na enfermagem, poderá subsidiar as escolas ao adotarem esta tecnologia em suas atividades didáticas. Buscando integrar a informática ao ensino de enfermagem e colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, utilizando os recursos que essa tecnologia oferece.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSoftware-
dc.subjectEducação em enfermagem-
dc.subjectExame físico-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleExame físico de enfermagem do adulto: software auto-instrucionalpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0007/2015-
dc.pibic.projetoExame físico de enfermagem do adulto: software auto-instrucional-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.