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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1João Cláudio Braga Pereira Machado-
dc.creatorChellsea Hortencio Alcantara Silva-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:47:05Z-
dc.date.available2017-05-29T18:47:05Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5258-
dc.description.resumoO jogo de futebol é caracterizado por situações de enorme imprevisibilidade, aleatoriedade e complexidade. O desempenho no futebol parte de uma complexa interligação entre os aspectos físicos, técnicos, táticos, psicológicos. Este desempenho tende também a ser influenciado por diversos fatores contextuais, já que os comportamentos dos jogadores e das equipes que consubstanciam os padrões de jogo parecem depender fortemente do tipo de competição, do local do jogo (i.e. casa / fora), da qualidade do adversário e do resultado momentâneo do jogo. A partir de toda esta complexidade inerente ao jogo de futebol, emerge uma grande dúvida, que até hoje não se encontra dissipada: Como deverá ocorrer o processo de ensino-aprendizagem e de treinamento do jogo de futebol? Diversos autores têm proposto diferentes métodos de ensino-aprendizagem e treinamentos para serem aplicados no futebol, principalmente através de métodos que utilizem como fator primordial o Jogo Reduzido, uma vez que estes métodos possuem como foco o desenvolvimentos dos aspectos táticos e cognitivos. No entanto, grande parte dos estudos procuram focar na componente física desenvolvida através destes jogos, por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência do tamanho do campo e do número de jogadores sobre os fundamentos técnicos realizados pelos jogadores das equipes em diferentes jogos reduzidos. No presente estudo, serão utilizados dois formatos distintos de jogo reduzido (Manutenção da Posse de Bola e Progressão ao Alvo), com diferentes referências estruturais e funcionais: Gr+3x3+Gr (36 x 27m) e Gr+4x4+Gr (47.72 x 29.54m). Serão realizados dois jogos de familiarização e três jogos de análise para cada um dos diferentes formatos de jogos reduzidos. O instrumento de observação utilizado será o SoccerEye, onde este é constituído por sete critérios: (1) Início da fase ofensiva; (2) Desenvolvimento da Transição-Estado defesa/ataque; (3) Desenvolvimento da posse de bola; (4) Final da fase ofensiva; (5) Espacialização do terreno de jogo; (6) Centro do Jogo; e (7) Configuração Espacial de Interação. Além das variáveis técnicas obtidas através do SoccerEye, também serão analisadas as seguintes variáveis: duração da posse de bola, número de jogadores envolvidos na sequência ofensiva, número de toques na bola, número de passes e número de finalizações.Para comparar os diferentes fundamentos técnicos entre os dois tipos de jogos reduzidos, em função dos dois diferentes formatos (Gr+3x3+Gr e Gr+4x4+Gr) será utilizada uma ANOVA two-way e o programa estatístico utilizado será o SPSS (versão 20.0). Poder-se-á a partir desta investigação fornecer informações relevantes para os treinadores e/ou outros intervenientes na prática desportiva de forma a controlarem e prescreverem treinos mais específicos e representativos, em função do modelo de jogo pré-definido pelas comissões técnicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFutebol, Métodos de treino, Técnica-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleCaracterização dos aspectos técnicos em diferentes situações de jogos reduzidos no futebol amazonensept_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEducação Física - Promoção em Saúde e Lazerpt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0017/2015-
dc.pibic.projetoCaracterização dos aspectos técnicos em diferentes situações de jogos reduzidos no futebol amazonense-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

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