Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5265
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O Conhecimento dos Pais quanto ao Processo do Cuidar por meio do Brincar no Assistir a Criança Hospitalizada em uma Unidade de Pediátrica de Referência da Cidade de Manaus
Autor(a): Marcos vinícius Gusmão da Silva
Orientador(a): Arinete Veras Fontes Esteves
Resumo: Objetivo: Verificar o conhecimento dos pais e/ou responsáveis legais sobre atividade do brincar como uma dimensão do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada; e ESPECÍFICOS Identificar o benefício da atividade do brincar durante o cuidado a criança hospitalizada sob a ótica dos familiares e responsáveis legais; Caracterizar como o cuidado diante da atividade do brincar proporciona integração e acepção dos familiares e responsáveis legais na dualidade de interpretação do momento da internação. Método: Estudo prospectivo de abordagem qualitativo e descritivo, que terá como universo uma unidade pediátrica de referencia - Instituto da Criança do Amazonas - ICAM, localizada na cidade Manaus/Brasil. A população do estudo será composta por 22 pais e/ou responsáveis legais que estejam acompanhando a criança na unidade cirúrgica, no período de outubro de 2015 a novembro de 2015. Os Critérios de Exclusão para seleção da amostra serão os acompanhantes que apresentaram algum distúrbio cognitivo; Os acompanhantes que recusam a participar da pesquisa; não estar em seguimento com a criança por um período mínimo de setenta e duas horas. O instrumento de coleta de dados será um questionário constituído de cinco perguntas diretivas com múltipla escolha (sim, não e as vezes), seguidas do pedido de justificativa para tal resposta. A proposta de pesquisa será submetida ao Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas Escola de enfermagem, para posteriormente, iniciar a coleta dos dados. Os pais e/ou responsáveis legais serão orientados sobre os detalhes da pesquisa e, estando de acordo com a participação, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido era assinado. Os dados serão coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. A obtenção final dos dados deste projeto servirá de pressuposto no sentido de implementar a atividade do brincar na prática cotidiana no ambiente hospitalar de maneira eficaz transformando em uma pesquisa-ação, e consequentemente, sugerir ações que levem a implantar o brincar e oferecer à criança uma assistência completa, planejada e de qualidade durante sua permanência na unidade pediátrica.
Palavras-chave: Cuidar da criança
Brincar
Hospitalização
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
Escola de Enfermagem de Manaus
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5265
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.