Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5303
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Concentrações séricas de fármacos utilizados no tratamento da tuberculose em pacientes atendidos em uma unidade de referência na cidade de Manaus
Autor(a): Talita Heleny Pacheco de Almeida
Orientador(a): Igor Rafael dos Santos Magalhães
Resumo: A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento, voltando a ocupar papel de destaque entre as principais doenças infectocontagiosas. O tratamento padrão da doença em pacientes acometidos por cepas suscetíveis é altamente efetivo. No entanto, determinados pacientes não respondem adequadamente ao tratamento e ocorre o desenvolvimento de cepas resistentes ao tratamento convencional. Dentre as razões para a falha terapêutica, as baixas concentrações dos fármacos de primeira linha do tratamento, principalmente rifampicina e isoniazida, têm sido bastante discutida recentemente. Segundo a literatura, as baixas concentrações séricas de agentes antituberculose têm sido relacionadas com sexo, idade, etilismo, hipoalbuminemia, infecção pelo vírus HIV, dentre outros. Neste contexto, diversos pesquisadores têm buscado entender os determinantes das baixas concentrações séricas dos fármacos antituberculose mesmo em pacientes submetidos ao tratamento supervisionado, o que pode comprometer a terapia. Portanto, o objetivo deste projeto será Verificar as concentrações séricas de fármacos utilizados no tratamento da tuberculose em pacientes atendidos em uma unidade de referência na cidade de Manaus. A metodologia consistirá em um ensaio observacional de corte transversal.
Palavras-chave: Concentrações séricas
Medicamentos
Tuberculose
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5303
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.