Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5315
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Detecção de aflatoxinas na castanha do Brasil empregando bioconjugados de pontos quânticos fluorescentes de CdTe
metadata.dc.creator: Cliciane Barreto de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Aluizio Gonçalves Brasil Junior
metadata.dc.description.resumo: A castanha-do-brasil, largamente utilizada na alimentação humana, é produzida por uma planta da família Lecythidaceae, espécie Bertholettia excelsa. Esta amêndoa é um produto extrativista de grande importância sócio-econômica e ambiental para a região amazônica. As exigências sanitárias do comércio internacional, que limitam a concentração limite das aflatoxinas B1 e G1 oriundas de fungos do gênero Aspergiillus segundo a instrução normativa de No 11 de 22 março 2010 estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) segue um limite de tolerância de no máximo de 30 µg/kg de aflatoxina total (B1+G1), legalmente aceita em produtos para consumo humano. Essa norma tem imposto prejuízos econômicos aos extrativistas, produtores e atravessadores do produto. O desenvolvimento de metodologias de detecção de aflatoxinas apresenta importância econômica, sanitária e científica, tendo em vista que essas toxinas são hepatotóxicas e potencialmente carcinogênicas, acarretando na restrição da exportação do produto e problemas de saúde pública. Inseridos nesta perspectiva, bioconjugados de pontos quânticos de telureto de cádmio e anticorpos anti-aflatoxinas serão empregados como ferramentas inovadoras na detecção de aflatoxinas em extratos de castanha-do-brasil, visando auxiliar na implementação de melhorias relacionadas as boas práticas de manipulação na cadeia produtiva.
Palabras clave : Pontos quânticos
Detecção de aflatoxinas
Bioconjugados
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5315
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cliciane Barreto de Oliveira.pdf0 BAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.