Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5325
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana e controle de qualidade de uma formulação a base de Libidibia ferrea após envelhecimento
Autor(a): Amanda Luzia Moreira Souza
Orientador(a): Nikeila Chacon de Oliveira Conde
Resumo: A utilização da Fitoterapia constitui um método terapêutico que pode ser utilizado para a prevenção e tratamento de doenças bucais. O estudo de compostos e extratos de produtos naturais tem sido realizado visando à obtenção de agentes antimicrobianos que possibilitem a prevenção dessas patologias. Dentre a grande biodiversidade de plantas medicinais utilizadas, a Libidibia ferrea (L. ferrea), conhecida popularmente como jucá ou pau de ferro, é bastante utilizada na Odontologia e na medicina popular, devido conter propriedades terapêuticas anti-inflamatória, analgésica e antimicrobiana. O objetivo deste estudo é avaliar in vitro a estabilidade farmacológica de um extrato e de um enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia ferrea após envelhecimento, estabelecendo suas características organolépticas e microbiológicas e avaliando sua citotoxicidade. O estudo em questão, é continuidade do estudo de desenvolvido anteriormente quando da obtenção do extrato e formulação do enxaguatório. Será realizado o controle de contaminantes do enxaguatório através da determinação do número total de microrganismos e pesquisa de Salmonella sp., Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Os testes de caracterização do enxaguatório serão realizados com as soluções armazenadas após 24 meses e 30 meses da formulação, em que serão analisadas as características de estabilidade (cor, odor, brilho e consistência), a aferição do pH, sedimentação e densidade. Será avaliado também a atividade antimicrobiana da formulação frente a microrganismos presentes no biofilme dental - Streptococcus mutans , Streptococcus oralis , Streptococcus salivarius , Lactobacillus casei e Candida albicans pela técnica de microdiluição em caldo, determinando-se a concentração inibitória mínima da formulação. Os resultados obtidos serão avaliados através da estatística descritiva e, quando indicado, através do Teste de Dunnett, ANOVA ou Tukey.
Palavras-chave: Libidibia ferrea
Enxaguatório bucal
Fitoterápicos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5325
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_FINAL_PIBS01352015.pdf844,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.