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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM
Autor(a): Tatiany Felix de Menezes
Orientador(a): Marcelo Gustavo Aguilar Calegare
Resumo: Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos.
Palavras-chave: Povos Indígenas
Conhecimentos Tradicionais
Pós-Graduação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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