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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
Autor(a): | Tatiany Felix de Menezes |
Orientador(a): | Marcelo Gustavo Aguilar Calegare |
Resumo: | Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos. |
Palavras-chave: | Povos Indígenas Conhecimentos Tradicionais Pós-Graduação |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Psicologia Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334 |
Data do documento: | 31-jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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