Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5358
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL ATRAVÉS DE ESCALA DE CATEXE EM ALUNOS COM LESÃO MEDULAR DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DO PROAMDE/HUGV
Autor(a): Paulo Mota Medeiros Junior
Orientador(a): Minerva Leopoldina de Castro Amorim
Resumo: Algumas pesquisas têm sido feitas, baseadas em pessoas com deficiência física com lesão medular, pois é fato que, uma pessoa que sofre um trauma e adquire uma deficiência, devido à lesão na medula, passa por um processo de desconstrução física, social e psicológica, tendo que se adequar a sua nova situação (SERNAGLIA, 2003, p.14), então muitas áreas profissionais trabalham em conjunto para melhorar a qualidade de vida desta população. A pessoa com deficiência física (PCD) é vista em muitos casos, apenas como diminuído em sua estrutura física, concreta. Percebe-se que muitos trabalhos têm sido feitos com o objetivo de contribuir com o nível de força, melhor execução nas atividades de vida diária, entre outros aspectos, todos no âmbito do consciente, mas não podemos separar o PCD de seu intelecto, suas emoções, segundo Mayeda (2005, p.5), o corpo (com deficiência) no início passa a ser motivo de repúdio, já que essa nova sensação faz com que por alguns instantes o corpo e a memória do corpo passado entrem em conflito . A deficiência física adquirida, segundo Figueiredo e Carvalho et.al. (2014) é a forma mais comum de lesão medular, devido ao aumento da violência urbana e aos acidentes. A Lesão Medular não leva diretamente ao óbito, mas acarreta em mudanças no estilo de vida, com consequências físicas e também mentais. O ser humano, com deficiência ou não, é um ser multifacetado, com emoções, percepções, é um ser que possui duas vias o concreto e o abstrato, o consciente e o inconsciente, e apesar de esta ser uma realidade que não precisa de maiores discussões. Desta forma, sugerimos a avaliação da imagem corporal de lesionados na medula espinhal, através da escala de catexe, afim de perceber se a intervenção realizada pela equipe multiprofissional impacta ou não a avaliação que o próprio PCD faz do seu corpo. A escala de catexe corporal será aplicada em todos os indivíduos juntamente com um questionário geral, afim de avaliar a imagem corporal. Este instrumento foi proposto por Jourard e Secord em 1953 (anexo 1), onde possui 46 itens, com escala do tipo Likert de 5 pontos, a saber: 1 - Tenho um forte sentimento de desejo de mudança 2 - Não gosto, mas posso conviver 3 - Não tenho particular sentimento sobre uma coisa ou outra 4 - Estou satisfeito 5 - Considero-me muito satisfeito. Juntamente com a escala, será aplicado um quesitonário com dados gerais para uma melhor caracterização da amostra e que será construído pelos próprios pesquisadores. Vale ressaltar que possuímos poucos estudos publicados na região Norte que relacione a AF com PCD´s, menos ainda os que são relacionados a sua imagem corporal.
Palavras-chave: Lesão medular
Imagem corporal
Reabilitação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5358
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB_SA_0070_2015_Relatório_Final_PIBIC_Paulo_Mota.pdf590,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.