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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: As contribuições da copa do mundo Brasil 2014 para o marketing turístico da cidade de Manaus
Autor(a): Guilherme de Oliveira dos Reis
Orientador(a): Ana Flávia de Moraes Moraes
Resumo: Para Ashton e Fagundes (2014), o turismo de eventos é um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos por ter uma característica de utilizar os recursos e serviços de uma região, gerar empregos diretos e indiretos, divulgar a localidade receptora e contribuir para o desenvolvimento do turismo em âmbito regional. Esses impactos são conhecidos como efeito multiplicador do turismo, pois a atividade possui a capacidade de gerar impactos em todos os setores da economia. A Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), mais conhecida tradicionalmente pelo antigo nome "Copa do Mundo", e também conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol ou ainda Campeonato Mundial de Futebol, ou mais recentemente como Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA. Esse é o evento esportivo mais assistido em todo o mundo, ultrapassando até mesmo aos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país que sedia. Para Amaral et al. (2014), os megaeventos esportivos, por um lado, são compreendidos como positivos para a construção de legados sociais, na melhoria da infraestrutura urbana, para a promoção do turismo, melhoria do transporte e dos equipamentos esportivos. A importância da realização da presente pesquisa está em identificar o legado da copa do mundo em Manaus do ponto de vista do marketing turístico, bem como investigar quais as perspectivas dos turistas em relação à visita a cidade antes de conhecê-la; identificar se as expectativas da sociedade manauara com relação ao aumento do fluxo de turistas após a realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 foram atendidas; verificar se a exposição de Manaus influenciou na decisão da escolha da cidade como destino indutor e analisar o fluxo de turistas nos anos de 2013, 2014 e 2015. A pesquisa de campo será realizada através de uma survey, considerando a aplicação de um questionário nos idiomas inglês, espanhol e português, a ser disponibilizado nos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) para um universo de 300 (trezentos) turistas.
Palavras-chave: Marketing turístico
Copa FIFA 2014
Legados
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5377
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

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