Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5378
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estresse ocupacional: uma análise sobre os impactos do estresse na produtividade em gestores do Pólo Industrial de Manaus
Autor(a): Luciany Feitosa Martins
Orientador(a): Ana Flávia de Moraes Moraes
Resumo: Segundo Motta (1998), mudanças em organizações tem sido o diferencial para que as empresas permaneçam em destaque no mercado cada vez mais competitivo, trazendo inclusive reflexos no desenvolvimento econômico e social de uma região/país. Com os novos parâmetros para gerar uma organização mais adepta ao novo cenário do mercado, os resultados decorrentes geram ao trabalhador um desgaste tanto físico quanto psíquico. De acordo com Kasperczyk (2010) estes resultados tornam-se cada dia maiores em todo o cenário mundial e acredita-se estar gerando um ambiente tensionante, capaz de produzir quadros de estresse ocupacional. O estresse no trabalho é reconhecido como um problema cada vez mais significativo e global (KASPERCZYK, 2010). O estresse ocupacional apresenta impacto negativo no funcionamento das organizações. Os custos psicológicos, físicos e econômicos desse estresse já podem ser calculados e diretamente inter-relacionados com os aspectos econômicos das próprias organizações, ao resultar na perda de produtividade, diminuição da qualidade dos produtos e dos serviços prestados. A importância da realização da presente pesquisa está na preocupação da função gerencial. Além disso, justifica-se, igualmente, pelo próprio profissional, por sua saúde física e psíquica e seus desdobramentos, tanto na situação ocupacional quanto familiar, uma vez que, por meio do conhecimento das fontes de tensão no trabalho, será possível compreender melhor a realidade de seu trabalho, contribuindo para que as organizações possam propor intervenções efetivas nos aspectos descritos pelos participantes da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é: identificar os principais impactos do estresse ocupacional na produtividade dos gestores do sexo masculino no Polo Industrial de Manaus. Como objetivos específicos foram desenvolvidos os seguintes itens: a) Identificar o estresse ocupacional, definindo o seu nível e intensidade. b) Analisar quais sintomas são gerados pelo estresse. c) Demonstrar em quais gestores o estresse possui um nível mais elevado através de sua função dentro da empresa. d) Identificar as principais fontes de tensão existente no ambiente de trabalho e sua relação com os possíveis sintomas do estresse. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados serão a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Pretende-se fazer uma pesquisa em sua abordagem quantitativa, de caráter censitário, envolvendo a totalidade de sujeitos, aproximadamente 592 objetos de estudo, que se constituem de gestores com atuação em três níveis da estrutura organizacional das indústrias que serão pesquisadas (alta gerência, gerência intermediária e supervisão operacional) considerando-se que em cada uma das indústrias do PIM haverá, um homem gestor.
Palavras-chave: Estresse
Estresse ocupacional
Gestores
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5378
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SA0117.pdf646,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.