Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
Autor(a): Priscilla Correia Carvalho
Orientador(a): Raimundo Martins de Lima
Resumo: Com a sanção da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que determina que todas as escolas, particulares ou públicas, devem ter biblioteca, e essa situação ainda não ser uma realidade em todas as instituições de ensino da educação básica do nosso País, somando ao fato das existentes atuarem com bastante deficiência, faz com que a biblioteca escolar não cumpra adequadamente sua função. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo geral o desempenho intra e extraescolar da biblioteca, analisando de forma comparativa a sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus-AM. Por meio dos objetivos específicos procura-se: traçar perfil sócio - econômico dos usuários da biblioteca escolar, identificar as dificuldades enfrentadas na biblioteca e pelos usuários da mesma. Como também pretende-se apontar a contribuição da biblioteca escolar para a escola, e os usuários e levantar informações sobre o trabalho da biblioteca e o desempenho dos alunos nas escolas e em processos de avaliação de ingresso a universidades. O método de pesquisa será o dialético, com abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória, utilizar-se-á de pesquisa de campo através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, como também terá natureza documental, buscando-se informações referentes aos alunos e profissionais da escola e que também frequentem a biblioteca escolar. Para alcançar tais objetivos, também será necessário fazer quatro questionários para conhecer os sujeitos da pesquisa (profissionais que atuam na biblioteca, professores, alunos e o gestor). Observação, entrevistas (individual e em grupo), questionário e relatório serão os instrumentos técnicos a serem utilizados na pesquisa.
Palavras-chave: Biblioteca escolar - estruturação e funcionamento
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biblioteconomia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_PIBIC_PriscillaCarvalho.pdf410,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.