Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
dc.creatorDanielle Serrão da Silva
dc.date.accessioned2017-10-05T12:54:12Z-
dc.date.available2017-10-05T12:54:12Z-
dc.date.issued2016-07-31
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoA proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem que os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas da rede pública de Manaus fazem acerca dos conteúdos de linguagem, especialmente os de cunho gramatical. A motivação que orientou a elaboração desta proposta de pesquisa advém dos elevados índices de registros insatisfatórios dos alunos desse segmento nos exames de Língua Portuguesa que realizam para a avaliação do ensino a que estão submetidos e também na consideração de que grande parte da classe docente que atua nesse segmento, nas escolas públicas da região, geralmente orienta suas ações pedagógicas pelo material didático adotado nas escolas, em razão da excessiva carga horária de trabalho que possui e que impede a elaboração de aulas mais autônomas, como seria apropriado.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLíngua e Literatura Portuguesapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramática
dc.subjectEnsino
dc.subjectPrática de Análise Linguística
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Linguistica Aplicadapt_BR
dc.titleA Abordagem Gramatical nos Livros Didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoLetras - Língua e Literatura Portuguesapt_BR
dc.pibic.titulacaoDoutorado
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0064/2015
dc.pibic.projetoA Abordagem Gramatical nos Livros Didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem.
dc.pibic.dtinicio2015-08-01
dc.pibic.dtfim2016-07-31
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIB_H_0064_2015_Relatório_Final.pdf471,7 kBAdobe PDFView/Open
PIB_H_0064_2015_Relatório_Final.pdf.txtExtracted text95,08 kBTextView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.