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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação do perfil de consumo de Gás Natural Veicular no estado do Amazonas em comparação com o consumo nacional
metadata.dc.creator: Said, Paloma Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Suelen Nonata de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Ketson
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Edson
metadata.dc.description.resumo: No Amazonas, o crescimento da distribuição e comercialização do Gás Natural está vinculado principalmente ao uso em indústrias e termelétricas, deixando a desejar no quesito de utilização de Gás Natural em veículos automotores. Nesse trabalho há a análise comparativa da porcentagem do consumo de Gás Natural Veicular em relação à outros segmentos. No Brasil, o consumo de GNV está mais concentrado na região Sul do país, deixando a região Norte com o menor índice. Há quatro tipos de combustíveis comercializados em postos brasileiros: Gasolina, Etanol, Diesel e o menos utilizado, Gás Natural Veicular (GNV). Em face disto têm-se a importância de maiores investimentos ao incentivo do uso dessa energia como combustível alternativo, que com sua distribuição e comercialização gera emprego e renda para a população, cooperando ademais para um meio ambiente mais equilibrado, principalmente no que tange à Amazônia. De acordo com Lobkov; “A qualidade do ar e, consequentemente, da saúde da população são muito vulneráveis aos poluentes emitidos por veículos, e aqueles movidos a diesel têm uma grande participação em tais emissões. Por isso, em se tratando de combustíveis alternativos é de suma importância conhecer detalhadamente os impactos da substituição de um combustível mais poluente, o diesel, por combustíveis teoricamente menos poluentes, como é o gás natural”.
Abstract: In Amazonas, the growth in the distribution and commercialization of Natural Gas is mainly linked to its use in industries and thermoelectric plants, causing a desire of Natural Gas to be used in automotive vehicles. In this work there is the comparative analysis of the percentage of consumption of Natural Gas in relation to other opitions. In Brazil, the consumption of VNG is more concentrated in the southern region of the country, leaving the northern region with the lowest index. There are four types of fuels marketed in Brazilian service stations; Gasoline, Ethanol, Diesel and the least used, Vehicular Natural Gas (VNG). For this reason, greater investments are of importance to encourage the use of this energy as an alternative fuel. With its distribution and commercialization it will generate employment and income for the population, leading to a more balanced environment, especially with regard to the Amazon.According to Lobkov; "Air quality and hence population health are very vulnerable to pollutants emitted by vehicles, and those driven by diesel have a large share in such emissions. Therefore, in the case of alternative fuels, it is extremely important to know in detail the impacts of replacing a more polluting fuel, diesel, with theoretically less polluting fuels such as natural gas."
Keywords: Gás Natural Veicular
Combustível Alternativo
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5516
metadata.dc.subject.controlado: Petróleo - Comércio
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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

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