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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoya, Maria Angélica Dias-
dc.creatorGarcia, Fabiane-
dc.date.accessioned2019-02-19T14:23:46Z-
dc.date.available2019-02-19-
dc.date.available2019-02-19T14:23:46Z-
dc.identifier.citationMOYA, Maria Angélica Dias. Traços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto Amazônico (Dados de pesquisa). Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5552-
dc.description.abstractThis document is a result of data collected during the implementation of the Focal Group, which was one of the collection techniques used in the master's dissertation on Education, entitled "Traces and drawings of vocational training: the choice as a process under the eyes of public policy in the context Amazonian ". In this way the objective with this is to socialize the collected data. The focus group (GF) was developed from a schedule containing four meetings, scheduled on a day of the week with average duration of approximately two hours. At each meeting a pre-defined theme was addressed. Thus, the themes proposed are as follows: The first is to understand and discuss the role of those responsible, in the process of orienting the choice of the university course for the professional formation of the children, exploring the perceptions of responsible students and teachers. The second discussed the school issue, the actions that have been planned and actually developed as part of its training assignments in the process of choosing the university and the courses for vocational training. The third theme dealt with "the student and his demands", and finally the fourth theme for the labor market in the Amazon region, which ended the process of realization of the GF. The meetings were attended by professionals from educational institutions who, as guests, brought basic information and knowledge to conduct the discussions and support the conduct of the debate. Professionals such as: psychologists, school teachers students, among others. Establish periods. Following the ethical aspects that involve the research with human beings, as recommended in Resolution 510/2016 of the CNS, was secured with the approval of the research in the Committee of Ethics and Research of UFAM - 79104517.0.0000.5020 - CEP UFAM, 2018. Also included were records of the field diary and questionnaires applied to the responsible students.pt_BR
dc.description.resumoEste documento resulta dos dados coletados durante a realização do Grupo Focal, que foi um das técnicas de coleta utilizadas na dissertação de mestrado em Educação, intitulada como "Traços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto Amazônico". Desta forma o objetivo com isto é socializar os dados coletados.O grupo focal (GF) foi desenvolvido a partir de um cronograma contendo quatro encontros, agendados em um dia da semana com duração média de aproximadamente duas horas. Em cada encontro foi abordada uma temática predefinida. Assim, as temáticas propostas são as seguintes: A primeira entendendo e discutindo o papel dos responsáveis, no processo de orientação da escolha do curso universitário para a formação profissional dos filhos, explorando as percepções de responsáveis, estudantes e professores. A segunda discutiu a questão da escola, as ações que têm sido planejadas e de fato desenvolvidas como parte de suas atribuições formativas no processo de escolha da universidade e dos cursos para a formação profissional. A terceira temática, abordou “o estudante e suas demandas”, e finalmente a quarta temática voltada para o mercado de trabalho na região amazônica, que encerrou o processo de realização do GF. Os encontros contaram com profissionais de instituições educativas, que como convidados, trouxeram informações e conhecimentos básicos para conduzir as discussões e apoiar a condução do debate. Profissionais estes como: psicólogos, professores da escola estudantes, entre outros. Estabelecer períodos. Seguindo os aspectos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos, como preconizado na Resolução 510/2016 do CNS, foi assegurada com a aprovação da pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa da UFAM - 79104517.0.0000.5020 – CEP UFAM,2018. Foram colocados a disposição também os registros do diário de campo e dos questionários aplicados aos responsáveis dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectOrientação Profissionalpt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectPolítica pública Educativapt_BR
dc.subjectDiário de Campopt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.titleTraços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto Amazônico (Dados de pesquisa)pt_BR
dc.title.alternativeRegistro de dados - Grupo Focalpt_BR
dc.title.alternativeDiário de Campopt_BR
dc.title.alternativeRegistro do questionário aplicado aos responsáveis dos estudantespt_BR
dc.typeDados de pesquisapt_BR
dc.subject.controladoFormação Profissionalpt_BR
dc.subject.controladoOrientação Profissionalpt_BR
dc.creator.orcidhttp://lattes.cnpq.br/6428794635648235pt_BR
Aparece nas coleções:Dados de pesquisa - Ciências Humanas



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