Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5652
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A concepção dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA-UFAM) sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de química
Autor(a): Silva, Luiz Eduardo Lima da
Orientador(a): Alexandre Mascarenhas Alecrim
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, João Henrique Frota
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rafael Bel Prestes da
Resumo: Os avanços tecnológicos provocaram modificações no contexto educacional, por isso passou-se a debater o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação, suas implicações no ambiente escolar enquanto ferramenta didática e como a formação inicial docente deveria se modificar para se apropriar dessa “novidade” e utilizá-la de modo a promover a qualidade do Ensino. Diante do que os Autores discutem sobre o uso de TICs no Ensino de Química e suas implicações para a formação inicial docente, este projeto teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do curso de Ciências: Biologia e Química sobre o uso das TICs como recurso didático para o Ensino de Química. Foi uma pesquisa de cunho descritivo-qualitativo, para tanto realizou-se entrevistas com questionários semiestruturados contendo perguntas abertas e fechadas. O alvo dessa pesquisa foram os discentes do curso que anteriormente a pesquisa cursaram as disciplinas de Prática Curricular em Química e estavam, na ocasião da pesquisa, aptos a realizar ou haviam realizado a disciplina de Estágio Supervisionado em Química. Esta pesquisa realizou-se no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, situado na sede do município de Humaitá -AM. Com base nos dados obtidos, pode-se observar que a maioria dos entrevistados tem constante contato com as TICs no seu dia a dia, fazendo uso delas e tendo ciência de como utilizá-la, ainda que superficialmente, em seu favor para realizar pesquisas e planejar suas atividades pedagógicas. Dentre as tecnologias mais utilizadas estão o celular, o notebook e a internet, peças fundamentais ao longo do Estágio Supervisionado. Algumas dificuldades foram mencionadas, mas não foi possível explorar a fundo quais eram ou o que as ocasionaram.
Resumo em outro idioma: The technological advances caused changes in the educational context, so it was discussed the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in Education, its implications in the school environment as a didactic tool and how initial teacher training should be modified to appropriate of this "novelty" and to use it in a way that promotes the quality of Teaching. Faced with the authors discussing the use of ICT in teaching chemistry and its implications for initial teacher training, this project aimed to analyze the conceptions of students of the course of Sciences: Biology and Chemistry on the use of ICT as a didactic resource for Teaching Chemistry. It was a descriptive-qualitative research, for which we conducted interviews with semi-structured questionnaires containing open and closed questions. The aim of this research was the students of the course who previously studied the subjects of Curricular Practice in Chemistry and were, at the time of the research, able to carry out or had carried out the discipline of Supervised Internship in Chemistry. This research was carried out at the Institute of Education, Agriculture and Environment of the Federal University of Amazonas, located at the headquarters of the municipality of Humaitá -AM. Based on the data obtained, it can be observed that most of the interviewees have constant contact with ICTs in their daily lives, making use of them and being aware of how to use it, albeit superficially, in their favor to carry out research and to plan their pedagogical activities. Among the technologies most used are the mobile phone, the notebook and the internet, fundamental pieces throughout the Supervised Stage. Some difficulties were mentioned, but it was not possible to explore in depth what they were or what caused them.
Palavras-chave: Formação Inicial
Química
TICs
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citação: SILVA, Luiz Eduardo Lima. A concepção dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA-UFAM) sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de química. 2019. 37 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5652
Data do documento: 11-jul-2019
Vocabulário controlado: Química - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LuizEduardoSilva.pdf990,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.