Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alves, Péricles Vale-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5051531872859490pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Luis Anderson de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073867455605427pt_BR
dc.contributor.referee2Feitosa Júnior, Adalcir Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792211655145953pt_BR
dc.creatorAguiar, Edem Cordeiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362411459088533pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-07T19:35:32Z-
dc.date.available2019-07-20-
dc.date.available2019-08-07T19:35:32Z-
dc.identifier.citationAGUIAR, Edem Cordeiro de. Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653-
dc.description.abstractThe present work aims to understand how the intuitive knowledge of derivatives can contribute to the geometric interpretation of the quadratic function in secondary education. As a methodology, the descriptive-exploratory approach with intervention was chosen, that is, it is vital to use questionnaires with open and closed questions and regencies. In the first questionnaire one can verify the level of the class with respect to the concept of function and from it, to govern the way of the approach in room. With the second questionnaire, after the intervention in the classroom with the regencies, one can verify the degree of comprehension of the concepts approached in the research, as well as the acceptance of the method used to study the geometric interpretation of the quadratic function, different from the method, usually used at this stage of academic life. Therefore, with the obtained results, we advocate that this method, besides being powerful in the geometric interpretation, was totally accepted by the group that participated in the action employed by this research.pt_BR
dc.description.resumoA matemática é uma ciência ampla em conceitos fundamentais que embasam teorias capazes, por exemplo, de gerar inovações tecnológicas para benefício e evolução da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo, compreender como o conhecimento intuitivo de derivadas pode contribuir na interpretação geométrica da função quadrática no ensino médio. Como metodologia, optou-se pela abordagem descritivo-exploratória com intervenção, isto é, é vital lançar mão da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e regências. No primeiro questionário pode-se verificar o nível da turma com respeito ao conceito de função e a partir dele, regrar a maneira da abordagem em sala. Com o segundo questionário, após a intervenção em sala de aula com as regências, pode-se constatar o grau de compreensão dos conceitos abordados na pesquisa, bem como a aceitação do método utilizado para estudar a interpretação geométrica da função quadrática, distinto do método, geralmente, usado nesta etapa da vida acadêmica. Portanto, com os resultados obtidos, advogamos que este método, além de poderoso na interpretação geométrica, teve total aceitação pela turma que participou da ação empregada por esta pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambientept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunção Quadráticapt_BR
dc.subjectInterpretação Geométricapt_BR
dc.subjectDerivadaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApt_BR
dc.titleNoções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-06-28-
dc.publisher.localpubHumaitápt_BR
dc.subject.controladoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoMatemática - Ensino médiopt_BR
dc.subject.controladoFunções (Matemática)pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EdemAguiar.pdf622,17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons