Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5660
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Softwares/simuladores virtuais como recurso didático no ensino de física
Autor(a): Coelho, Raeleson Lima
Orientador(a): Mota, Deniz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Guilherme, Adriano Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Sobrinho dos
Resumo: Este trabalho objetiva a realização de um estudo bibliográfico sobre a importância de recursos tecnológicos como auxílio ao ensino de Física. Destacou-se três softwares simuladores por possuírem forte potencial no uso didático, com foco no ensino da disciplina de Física. Consistem em recursos tecnológicos de plataforma que permitem acesso online e offline. O uso de recursos tecnológicos tem sido uma das alavancas motivadoras para o processo de ensino-aprendizagem formal, especialmente na área da Física, por se tratar de algo notoriamente atrativo e de fácil manuseio. Este projeto visa mostrar aplicações por meio dos softwares/simuladores virtuais e a inserção do uso dessas tecnologias computacionais no ensino de Física. Neste sentido, tenta-se responder o seguinte questionamento: o uso dos simuladores virtuais e softwares, pode de fato, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Física? Acredita-se que usando os softwares e simuladores virtuais, o professor pode conseguir uma participação mais efetiva dos alunos, explorando o conteúdo de forma mais dinâmica e interativa, como consequência, potencializando o ensino dos conteúdos trabalhados.
Resumo em outro idioma: This paper aims to conduct a bibliographical study on the importance of technological resources as an aid to the teaching of physics. Three software simulators stood out because they have strong potential for didactic use, focusing on teaching the discipline of Physics. They consist of platform technology features that allow online and offline access. The use of technological resources has been one of the motivating levers for the formal teaching-learning process, especially in the area of ​​physics, as it is notoriously attractive and easy to handle. This project aims to show applications through virtual software / simulators and the insertion of the use of these computational technologies in physics teaching. In this sense, we try to answer the following question: can the use of virtual simulators and software, in fact, contribute to the improvement of learning of physics contents? It is believed that using virtual simulators and software, the teacher can achieve a more effective participation of the students, exploring the content in a more dynamic and interactive way, as a consequence, enhancing the teaching of the worked content.
Palavras-chave: Ensino de Física
Tecnologia
Softwares
Simuladores
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
Citação: COELHO, Raeleson Lima. Softwares/simuladores virtuais como recurso didático no ensino de física. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5660
Vocabulário controlado: Física - Estudo e ensino
Tecnologia de ponta e educação
Didática
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RaelesonCoelho.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons