Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Júnior Pimentel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6073377159192565pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme, Adriano Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119402956173089pt_BR
dc.contributor.referee2Pedrozo, Eduardo Bruno Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474571004303513pt_BR
dc.creatorFerreira, Dirlei Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9085437732643641pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:02:56Z-
dc.date.available2019-08-10-
dc.date.available2019-08-09T19:02:56Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.identifier.citationFERREIRA, Dirlei Corrêa. Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665-
dc.description.abstractThe Magic Square has a long history and provides a playful way to develop logical thinking among students. On the other hand, Group Theory is abstract but has concrete manifestations in the magic square theory, such as the square symmetry group. This paper aims to introduce the concepts of Symmetry Group in basic education through the Magic Square. Thus, we analyze the magic square and its contribution to develop students' logical reasoning and some basic aspects of group theory. This work was developed with students of the 9th grade of Elementary School of Prefect Alexandre Montoril State School. A qualitative and quantitative field research was carried out, in which the students' evolution in the cognitive aspect in relation to the applied content was descriptively evaluated. Two questionnaires were applied, one initial to evaluate the students' knowledge regarding the content, and another after applying the work to identify the research results. Finally, there were improvements regarding the participation and performance of students in the activities performed from a different methodological approach through the Magic Square.pt_BR
dc.description.resumoO Quadrado Mágico tem uma história longa e proporciona uma forma lúdica de desenvolver o raciocínio lógico entre alunos. Por outro lado, a Teoria de Grupos é abstrata mas tem manifestações concretas na teoria do quadrado mágico, como por exemplo, o grupo de simetrias do quadrado. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos de Grupo de Simetria na educação básica por meio do Quadrado Mágico. Assim, analisamos o quadrado mágico e sua contribuição para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e alguns aspectos básicos da teoria de grupos. Esse trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril. Foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo, em que foi avaliada de forma descritiva a evolução dos alunos no aspecto cognitivo em relação ao conteúdo aplicado. Foram aplicados dois questionários, um inicial para avaliar os conhecimentos dos alunos em relação ao conteúdo, e outro após aplicação do trabalho para identificar os resultados da pesquisa. Por fim, observou-se melhorias quanto a participação e desempenho dos alunos nas atividades realizadas a partir de uma abordagem metodológica diferenciada por meio do Quadrado mágicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.subjectSimetriapt_BR
dc.subjectQuadrado Mágicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApt_BR
dc.titleGrupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.event2019-06-25-
dc.publisher.localpubCoaript_BR
dc.subject.controladoQuadrados mágicospt_BR
dc.subject.controladoSimetria (Matemática)pt_BR
dc.subject.controladoMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.controladoDidáticapt_BR
dc.publisher.courseCiências: Matemática e Física - Licenciatura - Coaript_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-DirleiFerreira.pdfTCC1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons