Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Inomata, Danielly Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976397161261491pt_BR
dc.contributor.referee1Bessa, Amanda de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5877639279256994pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Raquel Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8340802207052353pt_BR
dc.creatorCardoso, Caio Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0557295456454436pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T18:09:48Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-15T18:09:48Z-
dc.identifier.citationCARDOSO, Caio Silva. Avaliação da satisfação do usuário em relação ao catálogo on-line da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5671-
dc.description.abstractIn the information retrieval and retrieval process, there are numerous tools for the composition of this action, among which is the public access collective catalog (OPAC), online catalog or simply online catalogs. It is of paramount importance to the participation of the tool to assist the user, namely, what the library has and will be able to recover what it looks for even in external points of the information unit. The main objective of this study is to verify if the online catalog of the INPA Library is supplying the informational needs of its users. The research is configured as a field study, of a qualitative nature, having as a universe the users of the Library of the National Institute of Research of the Amazon (INPA) located in the city of Manaus and as a sample had 101 participants of the research as total population constituted by the non-probabilistic accidental sample. The data collection instrument was determined by an online questionnaire used through the Google Forms Platform and after an email interview with the information unit librarians to validate the responses. From the analysis, it was found that the tool of search and retrieval of information according to the indicators used to compose the data collection instrument that most of the questions are found to be contributing positively. In conclusion, the INPA Library's online catalog is satisfying the informational needs of its real users, although the automation process is not yet completed, however, the purpose of the tool is fulfilling its commitment.pt_BR
dc.description.resumoNo processo de busca e recuperação da informação, existem inúmeras ferramentas para a composição desta ação, dentre elas, se destaca os catálogos coletivos de acesso público (OPAC), catálogo em linha ou simplesmente catálogos on-line. É de suma importância à participação da ferramenta para auxiliar o usuário, a saber, o que a biblioteca dispõe e se irá conseguir recuperar o que procura até mesmo em pontos externos da unidade de informação. O presente estudo tem por objetivo principal verificar se o catálogo em linha da Biblioteca do INPA está suprindo as necessidades informacionais dos seus usuários. A pesquisa se configura como um estudo de campo, de natureza qualitativa, tendo como universo os usuários da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) situado na cidade de Manaus e como amostra tiveram-se 101 participantes da pesquisa como população total constituído pela amostra acidental não-probabilística. O instrumento de coleta de dados foi determinado por questionário aplicado de forma on-line utilizado por meio da Plataforma Google Forms e após foi realizado uma entrevista via e-mail com os bibliotecários da unidade de informação para validação das respostas. A partir da análise, constatou-se que a ferramenta de busca e recuperação da informação de acordo com os indicadores utilizados para compor o instrumento de coleta de dados que a grande parte das perguntas realizadas encontra-se contribuindo de forma positiva. Conclui-se o catálogo on-line da Biblioteca do INPA encontra-se satisfazendo as necessidades informacionais de seus usuários reais, apesar de o processo de automação ainda não está concluído, porém, o objetivo da ferramenta está suprindo seu compromisso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCatálogo on-linept_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectINPApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação do usuário em relação ao catálogo on-line da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPApt_BR
dc.title.alternativeUser satisfaction assessment regarding the online catalog of the Library of the Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.event2019-02-01-
dc.publisher.localpubManauspt_BR
dc.subject.controladoCatálogos de bibliotecaspt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7334-2544pt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomia -- Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CaioCardoso.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons