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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Souza, Lucas Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedrozo, Eduardo Bruno Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Rodrigo Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Praia, Silvério da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Ciências Matemática e Física tem por objetivo geral Estimular nos alunos o desenvolvimento espontâneo e criativo de seus conhecimentos e permitir aos professores ampliar suas metodologias de ensino. Desta forma, elaborou-se uma sequência didática, utilizando uma metodologia diferenciada com a utilização de jogos lúdicos. A pesquisa, de caráter descritivo/qualitativo, teve seus dados coletados por meio de um questionário, observações informais através dos Estágios Supervisionados, respostas da avaliação inicial como diagnóstico, participação dos alunos nos jogos e resposta na avaliação final como resultado satisfatório da aplicação deste. O referencial teórico é a Aprendizagem Significativa, baseada na teoria dos conceitos de fração, juros e porcentagem, pois os mesmos estão completamente envolvidos dentro da porcentagem. A experimentação da sequência didática aconteceu em uma escola da rede municipal da Cidade de Coari – AM. Vale ressaltar que os jogos utilizados promoveram uma aprendizagem significativa para os acadêmicos. Os resultados comprovam a importância de se trabalhar com jogos lúdicos durante as aulas de Matemática
Abstract: This work of completion of the degree course in Mathematics and Physics Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching methodologies. In this way, a didactic sequence was elaborated, using a differentiated methodology with the use of playful games. The descriptive / qualitative research had its data collected through a questionnaire, informal observations through Supervised Stages, initial evaluation responses as diagnosis, students' participation in the games and response in the final evaluation as a satisfactory result of the application of this one. The theoretical referential is Significant Learning, based on the theory of fractional, interest and percentage concepts, since they are completely involved within the percentage. The experimentation of the didactic sequence happened in a school of the municipal network of the City of Coari - AM. It is noteworthy that the games used promoted a significant learning for the academics. The results prove the importance of working with play games during Mathematics classes.
Keywords: Porcentagem
Fração
Jogos lúdicos
Juros
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde e Biotecnologia
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
Citation: SOUZA, Lucas Carvalho de. Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675
metadata.dc.subject.controlado: Matemática - Estudo e ensino
Percentagem
Didática
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