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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Passos, Odette Mestrinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1796913245371811pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rainer Xavier de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6851610498599368pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Adriano Honorato de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140335015459348pt_BR
dc.creatorSouza, Anderson Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9501735213985789pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T13:06:47Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2019-12-10T13:06:47Z-
dc.identifier.citationSOUZA, Anderson Santos de. Educação especial: um mapeamento sistemático sobre tecnologias computacionais. 2019. 66 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Bacharelado em Sistemas de Informações) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara-AM, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5703-
dc.description.abstractSpecial education has gained prominence in today's world, both in the field of knowledge and in the field of professional practice, because it is a specialized service for people with special needs. Today, it is extremely important to use technological tools to assist in the education of these students. In this sense, this paper aims to analyze computational technologies that can be used at different levels of education as an aid to improve the learning process of special education students. The research methodology adopted in this work was the Systematic Mapping, as it provides an overview of a research area, identifying the amount, types of searches performed, results available, and publication frequencies over time to identify trends. As a result, 47 computer technologies were identified, of which 18 were available for public access, that can be used for teaching-learning in special education, containing various syllabus for the most different levels. These technologies are distributed in 8 different types of disabilities: Visually Impaired; Autistic Spectrum Disorder; Down's Syndrome; Hearing Deficiency; Special Educational Needs; Motor and Cognitive Disability; Physical and Intellectual Disabilities. As a contribution, it is hoped that assistive technologies can assist professionals working with people with special needs to facilitate inclusion in education.pt_BR
dc.description.resumoA educação especial vem ganhando seu destaque no mundo atual, tanto no ramo de conhecimento, quanto no campo de atuação profissional, pois trata-se de um atendimento especializado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Hoje em dia, é de extrema importância usufruir de ferramentas tecnológicas para auxiliar na educação desses alunos. Nesse sentindo, este trabalho tem como objetivo analisar tecnologias computacionais que podem ser utilizadas nos diferentes níveis de ensino como auxílio para a melhoria do processo de aprendizagem de alunos da educação especial. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho foi o Mapeamento Sistemático, pois o mesmo fornece uma visão geral de uma área de pesquisa, identificando a quantidade, os tipos de pesquisas realizadas, os resultados disponíveis, além das frequências de publicações ao longo do tempo para identificar tendências. Como resultado, foram identificadas 47 tecnologias computacionais, sendo 18 disponíveis para o acesso do público, que podem ser utilizadas para o ensino-aprendizagem na educação especial, contendo diversos conteúdos programáticos para os mais diferentes níveis de ensino. Essas tecnologias são distribuídas em 8 tipos diferentes de deficiência: Deficiente Visual; Transtorno do Espectro Autista; Síndrome de Down; Deficiência Auditiva; Necessidades Educacionais Especiais; Deficiência Motora e Cognitiva; Deficiência Física e Deficiência Intelectual. Como contribuição, espera-se que as tecnologias assistivas possam auxiliar os profissionais que trabalham com pessoas de necessidades especiais de forma a facilitar a inclusão na educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTecnologia computacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectMelhoria da aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação especial: um mapeamento sistemático sobre tecnologias computacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-11-27-
dc.publisher.localpubItacoatiarapt_BR
dc.subject.controladoEducação especialpt_BR
dc.subject.controladoTecnologia educacionalpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiarapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

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