Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5714
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação do campo e suas práticas pedagógicas
metadata.dc.creator: Neves, Lecymara Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Eulina Maria Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Eliane Regina Martins
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem, tem como objetivo analisar a Educação do Campo e suas Práticas Pedagógicas em Humaitá-AM. A metodologia está pautada numa abordagem qualitativa, com a pesquisa de campo, os instrumentos utilizados para a coleta foram a entrevista e a observação direta. Após a realização da pesquisa, estudos e análises realizadas para elaboração deste TCC, podemos constatar que a educação no campo tem uma grande defasagem quando se trata em educação. Podendo citar as estruturas onde se recebe as crianças para a serem ministrados os conteúdos, os professores despreparados, os meios de transporte que as crianças necessitam para chegar até a escola e muitas dificuldades encontradas no decorrer da caminhada. A escola é um dos lugares de aprendizagem e é de fundamental importância que os sujeitos sejam compreendidos desde a sua origem. No Brasil a partir da última década vem sendo discutida a diversidade sociocultural, onde esse reconhecimento se deu a partir das lutas sociais e políticas de muitos movimentos sociais do campo e da sociedade. A educação do campo vem conquistando espaço, nos últimos anos, nos debates e nas políticas educacionais no Brasil. Este fato merece nossa reflexão, diante do contexto em que ele se manifesta.
Abstract: This course conclusion paper has as its theme Field Education and its Pedagogical Practices in Humanity-AM. Its objective is to analyze the Field Education and its Pedagogical Practices in Humanity-AM. The methodology is based on a qualitative approach, with field research; the instruments used for the collection were the interview and direct observation. After conducting the research, studies and analysis carried out to elaborate this TCC, we can see that education in the field has a great lag when it comes to education. They can mention the structures where children are received to be taught the contents, the unprepared teachers, the means of transport that children need to get to school and many difficulties encountered during the walk. School is one of the places of learning and it is of fundamental importance that the subjects are understood from their origin. In Brazil, since the last decade, sociocultural diversity has been discussed, where this recognition came from the social and political struggles of many social movements in the countryside and in society. Rural education has been gaining ground in recent years in debates and educational policies in Brazil. This fact deserves our reflection, given the context in which it manifests itself.
Keywords: Práticas pedagógicas
Educação do campo
Movimentos sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citation: NEVES, Lecymara Gonçalves. Educação do campo e suas práticas pedagógicas. 2019. 52 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5714
metadata.dc.subject.controlado: Educação rural
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LecymaraNeves.pdf878,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.