Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, José Roberto-
dc.creatorBeleza, Janderlane Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542044051950156pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-16T20:21:51Z-
dc.date.available2019-12-13-
dc.date.available2019-12-16T20:21:51Z-
dc.identifier.citationBELEZA, Janderlane Oliveira. Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação. 2019. 55 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5716-
dc.description.abstractThis is a final project, starting from a research of scientific initiation, entitled "Profile of teachers working in the EJA in the city of Humaitá-AM: A look at the formation". Our objective is to draw the profile of teachers who work in urban municipal schools in the form of EJA, and relate to the initial and continuing education of these teachers Youth and Adult Education, addressing the historical context in Brazil and the state of Amazonas, to understand how this type of teaching was conceived throughout the history of Brazil. The developed work has as theoretical foundation the following authors: Freire (1997), Carvalho (2009), Haddad and Di Pierro (2000), Romão (2007), Miranda (2012) among others, whose studies transmit a primordial education for the understanding of the human condition in society. The discussions about the formation of teachers who work in the EJA modality are diverse, mainly because they have the responsibility to keep the students in class. For data analysis we opted for a quantitative and qualitative research because, there was no strict distinction between quantitative or qualitative research that thus provided the best strategy to understand the researched phenomena and, we conducted bibliographic study and field research, data collection was performed through questionnaire and interview.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho de conclusão de curso, partindo de uma pesquisa de iniciação cientifica, intitulado “Perfil dos professores que atuam na EJA no Município de Humaitá-AM: Um olhar sobre a formação”. Temos como objetivo traçando o perfil dos professores que atuam nas escolas municipais urbanas na modalidade da EJA, e relacionando com a formação inicial e continuada desses professores a Educação de Jovens e Adultos, abordando sobre o contexto histórico no Brasil e no estado do Amazonas, para compreendermos como foi sendo concebido essa modalidade de ensino ao longo da História do Brasil. O trabalho desenvolvido tem como fundamentação teórica os seguintes autores: Freire (1997), Carvalho (2009), Haddad e Di Pierro (2000), Romão (2007), Miranda (2012) dentre outros, cujo seus estudos transmite uma educação primordial para o entendimento da condição humana na sociedade. As discussões a respeito da formação de professores que atuam na modalidade da EJA são diversas, principalmente por terem a responsabilidade de manterem a permanência dos alunos em sala. Para a análise de dados optamos por uma pesquisa quantiqualitativa pois, não houve distinção rigorosa entre pesquisa quantitativa ou qualitativa que assim proporcionou a melhor estratégia de compreender os fenômenos pesquisados e, realizamos estudo bibliográfico e pesquisa de campo, a coleta de dados foi realizada através de questionário e entrevista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambientept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titlePerfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-12-10-
dc.publisher.localpubHumaitápt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.controladoEducação de jovens e adultospt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JanderlaneBeleza.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.