Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Zilda Gláucia Elias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601pt_BR
dc.creatorMota, Sebastião Júnior Carril da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3012750875177661pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-16T20:45:26Z-
dc.date.available2019-12-13-
dc.date.available2019-12-16T20:45:26Z-
dc.identifier.citationMOTA, Sebastião Júnior Carril da. Educação do campo: uma experiência sobre as águas. 2019. 71 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5717-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the school routine in the context of the Ferry School in the city of Humaitá-AM, considering the pedagogical aspects. Reporting the challenges encountered by rural education professionals who work in this school regarding the physical, pedagogical and administrative structure. Thus, this research is based on some authors such as Araújo (2004), Bezerra (1998), Calazans (1993), Caldarte (2007 and 2011) Leite (1999), Libiliar (2010) Pinheiro (2011) and others. The research was also based on some laws and documents, the Law of Guidelines and Bases (LDB) 9394/1996, Operacional Guidelines for Basic Education in Field Schools (2002) and the National Education Plan (2000). It has the qualitative research approach, where it was based on the studies of Minayo (2010). The data collection instruments were interview, observation and records through photos. Therefore, the research aimed to observe the teachers 'daily life and their pedagogical practices, identify the teachers' working conditions and describe the physical, pedagogical and administrative conditions of this school.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por finalidade analisar o cotidiano escolar no contexto da Balsa Escola no Município de Humaitá-AM, considerando os aspectos pedagógicos. Relatando os desafios encontrados pelos profissionais da educação do campo que atuam nessa escola em relação a estrutura física, pedagógica e administrativa. Sendo assim, essa pesquisa tem como base alguns autores como Araújo (2004), Bezerra (1998), Calazans (1993), Caldarte (2007 e 2011) Leite (1999), Libâneo (2010) Pinheiro (2011) e outros. A pesquisa foi baseada também em algumas leis e documentos, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/1996, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e o Plano Nacional de Educação (2000). A mesma tem como abordagem a pesquisa qualitativa, onde baseou-se nos estudos de Minayo (2010). Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista, observação e registros através de fotos. Portanto, a pesquisa teve como objetivos observar o cotidiano dos professores e suas práticas pedagógicas, identificar as condições de trabalho dos professores e descrever as condições físicas, pedagógicas e administrativa desta escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Agricultura e Ambientept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCotidiano escolar da Bolsa Escolapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação do campo: uma experiência sobre as águaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-12-10-
dc.publisher.localpubHumaitápt_BR
dc.subject.controladoEducação ruralpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SebastiãoMota.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.