Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5723
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Estudo do perfil de qualidade de vida de docentes da rede estadual de Coari-Amazonas
Other Titles: Quality of life profile study of teachers state network Coari-Amazonas
metadata.dc.creator: Santos, Israelly Kethém Moura dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Emilton Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Macêdo, Juliberta Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Valéria de Lima
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar e estimar os fatores associados à qualidade de vida em professores da rede estadual do município de Coari, interior do Amazonas. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, na coleta foi aplicado um questionário constituído por 10 blocos, contendo: dados sociodemográficos, informações gerais e ocupacionais. A análise da qualidade de vida dos professores foi avaliada a partir dos domínios do WHOQOL-Bref. As demais variáveis foram digitadas e analisadas no programa estatístico Epi Info e a etapa de análise multivariada foi realizada com o Programa Stata 12.0. Foram encontradas associações significativas (p < 0,05) nos seguintes domínios: Físico: variáveis presença de dor, prática de outra atividade remunerada e percepção negativa em relação a saúde; Psicológico: sexo feminino e prática de outra atividade remunerada; Meio Ambiente: apenas a variável União estável, no domínio Relações Sociais não foi encontrado nenhum valor significativo de associação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com novas pesquisas relacionadas a esta temática, bem como para medidas de promoção a saúde e melhora na qualidade de vida dessa classe trabalhadora. PALAVRAS-CHAVE: fatores; professores; qualidade de vida; avaliação.
Abstract: ABSTRACT: The present study aimed to identify and estimate the factors associated with quality of life in state school teachers in the municipality of Coari, in the interior of Amazonas. This is a cross-sectional study of quantitative approach, where the collection was applied to a questionnaire consisting of 10 blocks containing: sociodemographic data, general and occupational information. An analysis of teachers' quality of life was assessed from the WHOQOL-Bref domains. As other variables were not entered and analyzed in the statistical program Epi Info and a multivariate analysis step was performed with the Stata 12.0 program. Applicable differences (p <0,05) were presented in the following domains: Physical: variations in the presence of pain, practice of other paid activity and negative perception of health; Psychological: female and other paid activity practice; Environment: Only one stable Union variable, no significant association value found. It is expected that the present study can contribute to new research related to this theme, as well as health promotion measures and improvements in the quality of life of this working class. KEYWORDS: factors; teachers; quality of life; evaluation.
Keywords: Fatores
Professores
Qualidade de vida
Avaliação
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde e Biotecnologia - Coari
metadata.dc.publisher.course: Fisioterapia - Bacharelado - Coari
Citation: SANTOS, Israelly Kethém Moura dos. Estudo do perfil de qualidade de vida de docentes da rede estadual de Coari-Amazonas. 2019. 30 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5723
metadata.dc.subject.controlado: Professores
Qualidade de vida
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsraellySantos.pdf2,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons