Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5778
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Perspectivas construtivas no ensino de Física: uma visão panorâmica |
Autor(a): | Ferreira, Elda Martins |
Orientador(a): | Avila, Fernando Fulgencio León |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Eliane Batista de Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Paulo Louzada Castro de |
Resumo: | Este trabalho é composto por uma breve passagem pelos principais conceitos da teoria Construtivista, nas suas mais variadas facetas, destacando sua importância no campo educacional. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões fundamentais dessa teoria nas concepções de Piaget e Vygotsky. Dessa forma, baseado em uma pesquisa bibliográfica, busca-se analisar a difusão da mesma na educação brasileira identificando possíveis elementos desta nos atuais documentos oficiais de educação e sua aplicação no ensino de Física. Observou-se, então, que devido ao atual interesse por um ensino à base de formação técnica e de habilidades profissionais o construtivismo cedeu espaço para novas perspectivas para educação, fato esse que não anula a sua presença, mesmo que discretamente, nas práticas pedagógicas e políticas educacionais. Palavras chaves: Construtivismo. Ensino de Física. Documentos Oficiais. |
Resumo em outro idioma: | This work consists of a brief passage through the main concepts of Constructivist theory, in its most varied facets, highlighting its importance in the educational field. For that, some fundamental reflections of this theory are presented in the conceptions of Piaget and Vygotsky. Thus, based on a bibliographic research, it seeks to analyze its diffusion in Brazilian education, identifying possible elements of it in the current official education documents and its application in the teaching of Physics. It was observed, then, that due to the current interest in teaching based on technical training and professional skills, constructivism gave way to new perspectives on education, a fact that does not cancel its presence even if discreetly in pedagogical practices and educational policies. Keywords: Constructivist. Physics Teaching. Official education documents |
Palavras-chave: | Constructivist Physics Teaching Construtivismo Ensino de Física Documentos Oficiais |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5778 |
Vocabulário controlado: | Construtivismo (Educação) Física - Ensino Práticas pedagógicas Políticas Educacionais |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EldaMartins.pdf | 437,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.