Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5812
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A representação cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Autor(a): Trindade, Raimunda Rosa Ade Aguiar
Orientador(a): Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Simône de Oliveira
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pedagogia da UFAM/IEAA, cujo objetivo foi investigar as práticas e metodologias pedagógicas trabalhadas na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental I em uma Escola Municipal de Humaitá/AM. A pesquisa é de natureza qualitativa para a qual foram gerados dados a partir da aplicação de questionários destinados aos participantes, sendo, duas professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental I. Foram utilizados como aporte teórico para esta pesquisa, autores que discutem o ensino de geografia nos anos iniciais, sendo: Flores (2018), Fernandes (2020), Smith e Strick (2007), Santos(2006) e Queluz e Alonso (2003). Também nos pautamos em documentos oficiais que orientam os conteúdos escolares, como: PCNs (1997) e BNCC (2018) entre outros. Os resultados apontam que, apesar de as professoras se sentirem realizadas enquanto sua docência, precisam lidar com a desvalorização e desafios encontrados no Ensino de Geografia. As respostas das professoras mostram que estas gostam da docência e se mostram entusiasmadas em ensinar geografia. Foi constatado ainda que as professoras dizem se sentir motivadas e que sua maior motivação é poder ver seus alunos avançarem no seu aprendizado e ensino. Foi possível afirmar que ambas utilizam em suas aulas materiais e didáticas de acordo as orientações de documentações oficiais como os PCN´s e a BNCC, entre outros. Com base nas respostas das docentes pesquisadas, há indícios de que as professoras buscam trabalhar os conteúdos de geografia relacionando teoria à vida cotidiana de seus alunos, e buscam seguir as orientações oficiais direcionadas ao ensino de geografia nos anos iniciais.
Resumo em outro idioma: The present work of Course Conclusion was developed in the scope of the Pedagogy Course of UFAM/IEAA, whose objective was to investigate the pedagogical practices and methodologies worked in the subject of Geography in Elementary School I in a Municipal School of Humaitá/AM. The research is of a qualitative nature for which data were generated from the application of questionnaires intended for participants, being two teachers of the Municipal Network of Elementary School I. Authors who discuss the teaching of geography in the initial years were used as theoretical input for this research, being: Flores (2018), Fernandes (2020), Smith and Strick (2007), Santos (2006) and Queluz e Alonso (2003). We also follow official documents that guide the school contents, such as: PCNs (1997) and BNCC (2018) among others. The results show that, although teachers feel fulfilled while teaching, they need to deal with the devaluation and challenges encountered in the Teaching of Geography. The teachers' responses show that they enjoy teaching and are enthusiastic about teaching geography. It was also found that teachers say they feel motivated and that their greatest motivation is to see their students advance in their learning and teaching. It was possible to affirm that both of them use in their classes materials and didactics according to the guidelines of official documents such as PCN's and BNCC, among others. Based on the answers of the researched teachers, it is possible to affirm that there are indications that the teachers seek to work on the contents of geography relating theory to the daily life of their students, and seek to follow the official guidelines directed to the teaching of geography in the initial years.
Palavras-chave: Representação Cartográfica
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Ensino de Geografia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente - IEAA
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5812
Data do documento: 3-dez-2020
Vocabulário controlado: Geografia (Ensino fundamental)
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Práticas pedagógicas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RosaTrindade.pdfTCC Pedagogia Humaitá560,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.