Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leal, Fabiana Soares Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Simône de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794947874682417pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Greicy Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1013814351972944pt_BR
dc.creatorSouza, Mikael Lemos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9422687917312900pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-22T01:13:32Z-
dc.date.available2020-12-20-
dc.date.available2020-12-22T01:13:32Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5836-
dc.description.abstractThis study presents the current state of the Theory of Multiple Intelligences in Brazil in the last 10 years, based on the publications related to theory found in electronic databases. The Theory of Multiple Intelligences was launched in 1983 and, unlike existing theories until then, it brings a qualitative perspective to study and evaluate intelligence, or rather, intelligences since it postulates that there is no intelligence, but different types of intelligences. After almost 40 years of its existence, we sought to know how this theory has been used in Brazil. To answer this question, the objective was to identify publications related to theory in Brazil and to describe the areas of knowledge, the types of research methods and the evolution of the number of publications. Thus, it was analyzed that the Theory of Multiple Intelligences has been more researched and used in the area of Human Sciences, with qualitative approach, descriptive objectives and in bibliographic procedures. It is clear that this theory is still little explored in Brazil. More studies, research, interventions related to this theory are needed, aiming at scientific advancement and above all improvements in the educational system based on the contributions that this theory can give us.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia retrata o estado atual da Teoria das Inteligências Múltiplas no Brasil nos últimos 10 anos, a partir das publicações relacionadas a teoria encontradas em bases de dados eletrônicos. A Teoria das Inteligências Múltiplas foi lançada em 1983 e, diferente das teorias existentes até então, ela traz uma perspectiva qualitativa para estudar e avaliar a inteligência, ou melhor, as inteligências já que postula que não existe uma inteligência, mas tipos variados de inteligências. A após quase 40 anos de sua existência buscou-se conhecer como esta teoria tem sido utilizada no Brasil. Para responder a tal questionamento, objetivou-se em identificar as publicações relacionadas a teoria no Brasil e descrever as áreas de conhecimento, os tipos de métodos de pesquisas e a evolução do número de publicações. Assim, foi analisado que a Teoria das Inteligências Múltiplas tem sido mais pesquisada e utilizada na área de Ciências Humanas, com abordagem qualitativa, objetivos descritivos e em procedimentos bibliográficos. No que diz respeito à quantidade de publicações no período analisado há grandes variações, mas, de modo geral, são poucas. É evidente portanto, que esta teoria ainda é pouco explorada no Brasil. São necessários mais estudos, pesquisas, intervenções, relacionados a esta teoria, visando o avanço científico e sobretudo melhorias no sistema educacional a partir das contribuições que essa teoria pode nos dar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambientept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligências Múltiplaspt_BR
dc.subjectHoward Gardnerpt_BR
dc.subjectEstado da Artept_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA teoria das inteligências múltiplas: uma revisão do estado da arte no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe theory of multiple intelligences: a review of the state of art in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2020-12-04-
dc.publisher.localpubHumaitá/AMpt_BR
dc.subject.controladoSistema educacionalpt_BR
dc.subject.controladoPsicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.controladoDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.controladoBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7751-0680pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7751-0680pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MikaelSouza.pdfTCC Pedagogia - Licenciatura316,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.