Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5837
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um estudo investigativo, acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Química nas escolas públicas de Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Ramos, Keythiane Freire
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Erinéia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Renato Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, José Maria
metadata.dc.description.resumo: Na sociedade contemporânea, as tecnologias de informação e comunicação estabelecem um papel indispensável, no que se refere ao compartilhamento de conhecimentos ou informações no meio social, estando presente de forma significativa no cotidiano. Esse cenário tecnológico reflete diretamente no âmbito educacional, assumindo uma postura de apoio pedagógico ao professor no processo de ensino/aprendizagem do aluno. Contribuindo com inúmeras possibilidades na construção de conceitos, definições, simulações experimentais, vídeos educativos, softwares ou jogos online que propiciam o aprendizado de forma descontraída e inovadora. Em um levantamento bibliográfico, os conteúdos de química são vistos como um conteúdo complexo e de difícil compreensão tanto para alunos do ensino médio, bem como para graduandos do curso de Química. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo de investigar as contribuições das TICs no ensino de química na perspectiva docente das escolas estaduais públicas do município de Humaitá-AM. Na perspectiva docente, como opção metodológica utilizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque na qualidade das informações obtidas por meio de um questionário aberto, o público alvo desta pesquisa foram 6 professores de química das escolas públicas da educação básica do município de Humaitá-AM. Este trabalho permitiu-nos constatar que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Química, contribui de forma positiva e significativa no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que de acordo com as narrativas dos entrevistados poderá propiciar aos alunos o acesso a diferentes mídias, além de permitir que atuem de forma autônoma e ativa no processo de ensino/aprendizagem. Os resultados da pesquisa demonstram, ainda, que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir de forma efetiva para o ensino de Química, uma vez que essa ferramenta didática permite ao professor fazer uso de diferentes recursos (vídeos, textos, som, imagem, animação, simulação, experimentos) para abordar um mesmo conteúdo, podendo oportunizar uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: In contemporary society, information and communication technologies establish an indispensable role in terms of sharing knowledge or information in the social environment, being present in a significant way in daily life. This technological scenario directly reflects in the educational scope, assuming a posture of pedagogical support to the teacher in the student's teaching / learning process. Contributing countless possibilities in the construction of concepts, definitions, experimental simulations, educational videos, software or online games that provide learning in a relaxed and innovative way. In a bibliographic survey, the contents of chemistry are seen as complex and difficult to understand both for high school students, as well as for graduates of the Chemistry course. In this sense, the present course conclusion work was developed with the objective of investigating the contributions of ICTs in the teaching of chemistry from the perspective of public state schools in the municipality of Humaitá-AM. From the teaching perspective, as a methodological option, a qualitative research was used, focusing on the quality of the information obtained through an open questionnaire. The target audience for this research was 6 chemistry teachers from public schools of basic education in the municipality of Humaitá-AM . This work allowed us to verify that the use of Information and Communication Technologies in the Teaching of Chemistry, contributes in a positive and significant way in the teaching-learning process, since according to the narratives of the interviewees, it can provide students with access to different media, besides allowing them to act autonomously and actively in the teaching learning process. The results of the research also demonstrate that the use of Information and Communication Technologies can contribute effectively to the teaching of Chemistry, since this didactic tool allows the teacher to make use of different resources (videos, texts, sound, image) animation, simulation, experiments) to address the same content, enabling more meaningful learning.
Keywords: Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)
Ensino-Aprendizagem
Professor de Ensino Médio
Ensino de Química
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5837
metadata.dc.subject.controlado: Tecnologia da Informação e Comunicação
Apoio pedagógico
Ensino de Química
Tecnologia aplicadas ao ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KeythianeRamos.pdfTCC Ciências: Biologia e Química612,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons